ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

IBGE divulga atividades previstas para 2015 em Mato Grosso do Sul

Vanda Escalante | 26/02/2015 19:05

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da unidade estadual de Mato Grosso do Sul, divulgou este mês suas metas e programação de atividades para o Estado no de 2015, incluindo a coleta dados de pesquisas estruturais (com periodicidade acima de um ano) e conjunturais (periodicidade inferior a um ano).

Entre as ações previstas, está a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, que investiga, de forma permanente, características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento, e habitação entre outras. O levantamento dessas estatísticas constitui, ao longo dos 45 anos de realização da pesquisa, um importante instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil.

Também será realizada a PNAD Contínua, para levantar dado relativos à força de trabalho. Já a Pesquisa Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos 2015 (estrutural)tem por objetivo atualizar o mapa e a lista de endereços e o nome e telefone dos moradores, dos setores do município, de modo a subsidiar, futuramente as pesquisas e censos da Instituição. Nas escolas, será feita a PeNSE 2015 (Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar), cuja coleta será iniciada em abril.

Junto aos cartórios, será realizada a Pesquisa do Registro Civil 2015: coleta de informações sobre os fatos vitais ocorridos no País, reunindo a totalidade dos registros dos nascidos vivos, óbitos e óbitos fetais, bem como dos casamentos, informados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, além de informações sobre as separações e os divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros, Varas Cíveis e Tabelionatos.

Será efetuada ainda a Pesquisa Agrícola Municipal, que consiste na coleta informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção dos produtos das culturas temporárias e permanentes. O planejamento ainda prevê o LSPA 2014/2015 (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), para obter informações mensais sobre previsão e acompanhamento de safras agrícolas, com estimativas de produção, rendimento médio e áreas plantadas e colhidas, tendo como unidade de coleta os municípios.

Para a PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura) será pesquisada a quantidade e o valor da produção decorrente dos processos de exploração dos recursos vegetais nativos e dos maciços florestais plantados. Já a Pesquisa de Estoques 2015 procederá a coleta de informações sobre o volume e a distribuição espacial dos estoques de produtos agropecuários prioritários e onde é feita a sua guarda, tendo como unidade de coleta os estabelecimentos que se dedicam a prestação de serviços de armazenagem e estocagem a seco ou que tenha a guarda de produtos agropecuários ou derivados.

Sobre a Produção da Pecuária Municipal, os dados serão obtidos pela Rede de Coleta do IBGE, mediante consulta a entidades pública e privada, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. O efetivo dos rebanhos tem como data de referência o dia 31 de dezembro do ano em questão.

O IBGE realizará ainda este ano a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) e a PAC (Pesquisa anual do Comércio), com o objetivo de coletar as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no país e suas transformações no tempo. Já a PMS (Pesquisa Mensal dos Serviços)e a PAS (Pesquisa Anual dos Serviços) vão representar a principal fonte de dados sobre a estrutura dos serviços empresariais não financeiros, fornecendo informações relevantes para os planejamentos público e privado.

Am PIM (Pesquisa Mensal da Industria) e a PIA (Pesquisa Anual da Indústria) formam um conjunto de informações econômico-financeiras que permitem estimar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.

O IBGE pesquisa ainda o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o IPCA, bem como alimenta o Sistema Nacional de Índices de Preços da Construção Civil. A partir de 1997 ocorreu a ampliação do Sistema, que passou a abranger o setor de saneamento e infra-estrutura. Tem como unidade de coleta os fornecedores de materiais de construção e empresas construtoras do setor. O Sistema é produzido em convênio com a Caixa Econômica Federal.

Essas e outras pesquisas estarão sendo coletadas pelos técnicos do IBGE no curso deste ano de 2015, nos municípios sede de Agências: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, assim como nos outros 68 municípios jurisdicionados a estas Agências. Mais informações podem ser obtidos pelo telefone 0800-721-8181.

(Com Assessoria)

Nos siga no Google Notícias