ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Índice de desistência de contratos de imóveis na planta aumentou 30%

Elci Holsback | 21/11/2016 15:11
Número de contratos desfeitos triplicou em 10 meses (Foto: Alcides Neto)
Número de contratos desfeitos triplicou em 10 meses (Foto: Alcides Neto)

A desistência de contratos de imóveis adquiridos na planta triplicou em Mato Grosso do Sul entre janeiro e outubro deste ano, segundo levantamento da ABMH (Associação Brasileira dos Mutuários em Habitação). De acordo com a entidade, a média de destrato é de 8% a 10% ao ano, quando em 2016 os negócios desfeitos já chegaram a 30% das contratações, contabilizando total de 928 contratos desfeitos.

A base para comparar a evolução do setor habitacional em Mato Grosso do Sul é o mercado goiano, pois, há apenas um ano o Estado passou a contar com a atuação do ABMH. De acordo com a entidade em 2015 a sede atendeu 775 destratos.

Para a consultora jurídica da entidade no Estado, Bárbara Grassi, o atual panorama financeiro do país é apontado como principal causa para essa elevação no número de contratos suspensos. "A crise gerou esse problema. As pessoas não conseguem pagar as parcelas e arcar os demais custos cotidianos, por isso acabam abrindo mão da aquisição do imóvel", justifica Bárbara.

A consultora jurídica destaca ainda que também foi observado aumento no número de pessoas que buscam a entidade para mais informações sobre a melhor maneira de solucionar as pendências junto às construtoras e que o consumidor consegue reaver o valor investido, extraída a taxa de desistência prevista em contrato. "Em geral os acordos ocorrem sem a necessidade de levar o problema à Justiça. As construtoras retém entre 10% e 20% do valor, o que já é acordado em cláusula contratual e o restante o cliente recebe de volta", explica.

Para o mercado da construção civil o impacto desse percentual de destratos é relevante. "Há um reflexo negativo, pois, as construtoras trabalham com a porcentagem de contratos desfeitos previstos. Em menos de um ano esse número triplicar gera queda considerável no mercado habitacional e reflete em todo o segmento, atingindo todas as pontas do setor", avalia Bárbara.

Mesmo diante desse cenário, a ABMH confia na reação do setor no próximo ano, baseada na reação do mercado financeiro nacional. "Nossa expectativa para 2017 é de mudança nesse panorama e a volta do crescimento do setor habitacional. Com o mercado financeiro reagindo, haverá reflexo e menor índice de contratos suspensos", comenta a consultora jurídica da entidade.

Nos siga no Google Notícias