ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Indústria tem saldo positivo de empregos em 118 atividades neste ano

Priscilla Peres | 16/10/2014 16:36
Setor é composto pela indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública. (Foto: Fiems)
Setor é composto pela indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública. (Foto: Fiems)

O setor industrial de Mato Grosso do Sul abriu 6.439 vagas de janeiro a setembro de 2014, gerando saldo positivo em 118 atividades, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems. Entre as atividades com saldo de pelo menos 100 vagas destacam-se a fabricação de açúcar em bruto, construção de rodovias e ferrovias e construção de edifícios.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, por outro lado, no mesmo período, 97 atividades industriais apresentaram saldo negativo, proporcionando o fechamento de 5486 vagas. “Entre as atividades destacam-se obras de engenharia civil não especificadas anteriormente, obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações e fabricação de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes", detalha.

Em relação aos municípios, em 44 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período indicado, proporcionando a abertura de 5.470 vagas, com destaque para Campo Grande (+1.274), Angélica (+745) e São Gabriel do Oeste (+441).

Enquanto que em 31 cidades as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando a fechamento de 4.517 vagas, sendo que entre elas estão Três Lagoas (-3.468), Iguatemi (-237), Porto Murtinho (-153) e Ribas do Rio Pardo (-152).

Desempenho industrial - De janeiro a setembro de 2014, a indústria foi responsável pela abertura de 953 postos de trabalho em Mato Grosso do Sul, fazendo com que o total de indivíduos empregados nas atividades industriais desenvolvidas no Estado alcançasse o equivalente a 142.102 trabalhadores.

O setor responde atualmente pelo 2º maior contingente de trabalhadores formais empregados no território sul-mato-grossense, com participação de 21,9% sobre o total, ficando atrás somente de serviços, que emprega formalmente 184.620 trabalhadores com participação equivalente a 28,4%.

Nos siga no Google Notícias