ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 10º

Economia

INSS informa que antecipação de aposentadoria em todo Brasil é fake

A medida vale só para o RS, mas mensagens começaram a circular com mentiras e podem dar margem a golpes

Por Ângela Kempfer | 13/06/2024 11:35
Fila em frente à unidade do INSS em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Fila em frente à unidade do INSS em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Diante de mensagem fake que circulou pelas redes sociais nesta semana, para evitar transtornos e golpes, o INSS resolveu esclarecer que não existe antecipação do calendário de pagamentos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social em todo o país. O que ocorre é que a medida se aplica apenas aos moradores do Rio Grande do Sul. Todos os beneficiários dessa região receberão seus pagamentos já no primeiro dia do calendário estipulado, em 24 de junho.

Esta medida de antecipação do calendário permanecerá em vigor para os beneficiários gaúchos até que se determine o fim do estado de calamidade pública no estado. Para os demais aposentados e pensionistas, o calendário de pagamentos seguirá conforme o padrão estabelecido.

Conforme procedimento mensal, os pagamentos iniciarão com as aposentadorias e pensões para aqueles que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412). Para esse grupo, os valores serão creditados entre os dias 24 de junho e 5 de julho.

A distribuição dos pagamentos leva em conta o último número do cartão de pagamento do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço. Os primeiros a receber serão aqueles com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 1, com um grupo sendo pago por dia útil.

Já para os beneficiários que recebem acima do salário mínimo, os pagamentos ocorrerão de 1º de julho a 5 de julho. Nesse grupo, os créditos também serão feitos com base no último número do benefício, sendo realizados de dois em dois grupos, começando pelos terminados em 1 e 6.

Atualmente, o INSS realiza o pagamento mensal de 39,9 milhões de benefícios.

Para consultar os valores, os segurados podem acessar o site Meu INSS. Após efetuar o login na página inicial do aplicativo Meu INSS, basta selecionar o serviço de "Extrato de Pagamento" para ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

A consulta também está disponível por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS. Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível entrar em contato com a Central 135. Ao ligar, é necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Nos siga no Google Notícias