ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Justiça manda loja parar de "empurrar" seguro aos consumidores

Marta Ferreira | 20/01/2012 16:18

Após investigação que começou em 2006, MPE entrou com ação na Justiça e prática foi vetada por liminar

Clientes em loja da Magazine Luiza: seguros estão sem proibidos sem anuência prévia do consumidor. (Foto: João Garrigó)
Clientes em loja da Magazine Luiza: seguros estão sem proibidos sem anuência prévia do consumidor. (Foto: João Garrigó)

A Justiça concedeu liminar em ação movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) contra a rede Magazine Luiza,teve deferida, em dezembro, liminar determinando que a empresa pare de “empurrar” ao cliente seguros para garantir o pagamento da prestação. Na decisão, o juiz titutar da Vara de Direitos Difusos Coletivos e Individuais Homogêneos, Amauri Kuklinski, determinou multa de R$ 5 mil a cada caso de descumprimento da decisão.

A liminar vale para todas as lojas da Magazine Luiza no Estado. No despacho, o magistrado escreve que a ré “utiliza-se da instituição financeira Luizacred S/A SCFI, integrante do seu grupo, para fornecimento de crédito ao consumidor nas compras realizadas a prazo, e os vendedores das lojas vendem (“empurram”) aos consumidores o seguro referido, embutindo na transação o valor, apenas indicando o local da assinatura, sem a informação adequada.”

A empresa tem prazo de 15 dias para se manifestar no processo.

Como a decisão foi dada em dezembro, pouco antes do recesso de fim de ano, só agora foi dada publicidade e o MPE foi notificado. A decisão contra a Magazine Luiza é resultado de investigação do Ministério Público que começou em 2006 e só no ano passado, em agosto, virou ação.

Conforme a decisão do juiz, os valores eventualmente pagos por conta do descumprimento da determinação deverão ser recolhidos Fundo Estadual de Defesa e Reparação dos Direitos Difusos.

O juiz ainda deu prazo de 30 dias para que interessados possam Determinou expedir o edital de intimação com prazo de 30 (trinta) dias a fim de que os interessados possam se apresentar para fazer parte do processo.

O Campo Grande News tentou contato com a assessoria de imprensa do Magazine Luiza, mas ninguém atendeu o telefone disponível.

Nos siga no Google Notícias