Mapa deve liberar plantio de cana no planalto pantaneiro
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve liberar o plantio de cana-de-açúcar na região do planalto de Mato Grosso do Sul nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo ministro Reinhold Stephanes ao deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).
De acordo com o anúncio do ministro, nos próximos dias será publicado decreto conjunto entre o Mapa e o Ministério do Meio Ambiente indicando as áreas para uso consolidado de canavieiros. O decreto vai revogar as proibições impostas pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
Segundo Dagoberto, as áreas que hoje são usadas para o plantio de soja e algodão poderão ser transformadas em canaviais. O parlamentar lembra que esta é uma reivindicação importante para o setor agrícola do Estado.
Na avaliação de Dagoberto, a cana-de-açúcar tem maior capacidade de preservar o meio ambiente. "Eu sou contra o plantio da cana na planície por ser prejudicial ao ecossistema pantaneiro, mas o plantio na região de planalto será benéfico, uma vez que reduz a agressão ao solo, que causam erosão e assoreamento dos rios