ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Ministro da Agricultura chega a Dourados para largada do plantio da safra

Helio de Freitas, de Dourados | 24/09/2014 09:58

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Neri Geller, chegou há pouco ao Parque de Exposições de Dourados para o lançamento da safra 2014/2015. A solenidade que marca o início oficial da safra ocorre no pavilhão de eventos do parque. O governador André Puccinelli e o prefeito de Dourados Murilo Zauith acompanham o ministro.

Após o lançamento, com discurso das autoridades políticas e representantes do agronegócio, haverá almoço no próprio local. Neri Geller deve deixar Dourados logo após o almoço. Às 13h tem a palestra "Projeto Soja Brasil, retrospectiva técnica", com o consultor Áureo Lantmann. Em seguida ocorre a palestra "Agricultura, maior trabalho da terra", com Daniel Andrade, gerente de cultivo da Basf.

Às 14h começa o Fórum Soja Brasil, Cenários da Safra 2014/2015, com a participação do presidente da Aprosoja-MS Maurício Saito, Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja Brasil, Eduardo Riedel, presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Glauber Silveira, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

O evento para marcar a abertura nacional do plantio de soja continua na quinta-feira, com palestras, workshops e o Fórum Soja Brasil - "Estratégias contra Pragas e Doenças".

Projeção - A Famasul e a Aprosoja estimam que a área plantada com soja cresça 5% em Mato Grosso do Sul, chegando a 2,2 milhões de hectares na safra 2014/2015. A estimativa de produção é de crescimento de 4,1%, passando das 6 milhões de toneladas na safra passada para 6,3 milhões/toneladas.

Quinto colocado no ranking nacional da produção de soja - atrás de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás - Mato Grosso do Sul faturou 1,2 bilhão de dólares com exportação da oleaginosa de janeiro a agosto deste ano. Os principais compradores da soja sul-mato-grossense são a China (78%) e Holanda (4%).

No cenário estadual, o líder na produção de soja é Maracaju, com produção de 666 mil toneladas em 243 mil hectares. Dourados é o quarto colocado, com produção de 374,2 mil toneladas na safra passada e 146 mil hectares plantados.

Nos siga no Google Notícias