ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

MPF vai investigar empréstimo do BNDES para frigorífico

Redação | 06/04/2009 10:50

O MPF (Ministério Público Federal) em Dourados instaurou procedimento administrativo para investigar empréstimos feitos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a empresas frigoríficas da região de Dourados e Naviraí.

Também serão investigadas as condições em que se deram o aporte de capitais na forma de compra de ações do frigorífico Independência pelo BNDES, em 2008. Conforme o MPF, o procedimento para liberação do empréstimo teria sido iniciado após a empresa entrar com pedido de recuperação judicial.

O Independência, que fechou três unidades no Mato Grosso do Sul, recebeu R$ 250 milhões no ano passado e, agora, tenta receber a segunda parcela do empréstimo, no valor de R$ 200 milhões. O dinheiro deverá ser repassado para pagamentos dos pecuaristas.

O BNDES é uma empresa pública, portanto, pode ser enquadrada em improbidade administrativa e crime de peculato se conceder empréstimos a empresas sem garantias suficientes, com análises de viabilidade econômico-financeiras equivocadas e a empresas falidas ou em crise financeira.

Nos siga no Google Notícias