ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MS é destaque nacional entre Estados que aumentaram investimentos em 4 anos

Estado aparece como um dos quatro que tiveram crescimento maior que 20%, ao lado do Paraná, Espirito Santo e Alagoas

Fernanda Palheta e Tainá Jara | 06/02/2020 17:18
Governador Reinaldo Azambuja durante solenidade de assinatura de convênio com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) (Foto: Tainá Jara)
Governador Reinaldo Azambuja durante solenidade de assinatura de convênio com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) (Foto: Tainá Jara)

Mato Grosso do Sul está entre os sete estados brasileiros que aumentaram o investimento após a eleição de 2018. O ranking, divulgado pelo Valor Econômico, com base nos relatórios fiscais entregues à Secretária do Tesouro Nacional, compara os investimentos feitos no primeiro mandato dos governadores, em 2015.

De acordo com o mapa, entre os estados que registraram aumento, Mato Grosso do Sul se destaca como um dos quatro que tiveram crescimento maior que 20%, ao lado do Paraná, Espirito Santo e Alagoas. Para fazer a comparação de, a reportagem corrigiu os valores dos investimentos feitos de 2015 e de 2018 pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

(Infográfico: Valor Econômico)
(Infográfico: Valor Econômico)

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), a posição que o Estado ocupa no ranking é resultado das medidas do governo. "Enquanto o Brasil cresceu 0.9 no PIB em 2017, Mato Grosso do Sul cresceu 4.7. Então nós crescemos 5 vezes mais que o Brasil. Isso significa que o estado está no caminho certo", apontou durante solenidade de assinatura de convênio com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), na tarde desta quinta-feira (6).

"Tomamos medidas juntos, sociedade e poder público, para dar eixo de desenvolvimento em todas as áreas. O estado está crescendo na indústria, na agropecuária, nos serviços, no comércio e isso é bom porque o crescimento gera emprego, gera desenvolvimento, gera oportunidade", completa.

Azambuja ainda destaca que o desafio é manter o ritmo de crescimento. "Acho que esse é o grande passo que nós temos que dar. Manter o ritmo de crescimento para que Mato Grosso do Sul possa cada vez mais crescer do que o Brasil. Se o Brasil cresce um pouco, e a gente espera que esse ano a gente possa crescer bem mais que o ano passado, Mato Grosso do Sul vai crescer bem mais", disse.

Já a soma dos investimentos feitos pelos 25 estados que entregaram o relatório, os recursos empregados encolheram. Na comparação entre 2015 e 2019 a queda registrada foi de 28,4%.

O secretário estadual de governo, Eduardo Riedel, destaca que desde o início da gestão as reformas essenciais foram priorizadas. "Tomamos decisões difíceis, austeras, mas fundamentais para avançarmos na direção correta. Dos 29 estados que compõem a Federação só 4 aumentaram sua capacidade de investimentos e Mato Grosso do Sul é um deles, criando uma ambiente cada vez mais propício para investidores e a geração de emprego e renda”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias