ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

ICMS do combustível deve ser discutido na reforma tributária, diz governador

Azambuja defendeu que assunto deve ser tratado com atitude e será tema de reunião de governadores na próxima semana

Rosana Siqueira e Tainá Jara | 06/02/2020 16:29
Polêmica sobre cobrança do ICMS dos combustíveis divide União e governadores
Polêmica sobre cobrança do ICMS dos combustíveis divide União e governadores

“Não devemos polemizar, devemos ter atitude, vamos discutir isso na reforma tributária”. A afirmação foi feita hoje pelo governador do Estado Reinaldo Azambuja, durante solenidade na UEMS, ser questionado sobre a o debate travado entre o presidente Bolsonaro e os governadores para acabar com o ICMS nos combustíveis. O assunto deve ser tema de reunião dos governadores no dia 11 de fevereiro.

“Eu me manifestei ontem porque no grupo dos governadores dos estados já tínhamos concordado em acabar com o ICMS. Se você olhar a proposta na reforma tributaria que está sendo discutida no Congresso temos lá uma manifestação clara dos governadores que concordam em acabar com o ICMS não só do combustível, mas de todos os produtos e transformar isso no imposto sobre bens e serviços”, frisou Azambuja.

O governador explicou que este imposto seria cobrado no destino final. Além disso a União teria que concordar em acabar com o PIS Cofins e os municípios em extinguir o ISS. “Isso seria um modelo de reforma tributária que simplificaria e diminuiria os tributos e levaria ao destino”, avaliou.

Azambuja ainda afirmou que os governadores querem a criação e um fundo de compensação. “Concordamos que acabe com o ICMS desde que seja criado o fundo de compensação aos estados que perdem, e MS é um deles. Nosso Estado perde muito com este modelo de arrecadação, queremos que fosse criado um fundo constitucional para gente não incorrer do risco da Lei Kandir. Porque o fundo de compensação da lei Kandir ele não vem pros estados. Então a gente acaba perdendo muito”, relembrou.

Jogo de empurra – Azambuja ainda destacou sua manifestação feita ontem sobre o assunto. “Nós já concordamos em acabar com ICMS não só para combustíveis para tudo . Mas não dá pra ficar jogando um jogo de empurra. Não sei se vocês viram mas os tributos federais sobre impostos aumentaram mais de 50% nos últimos quatro anos. Então vamos discutir com responsabilidade, sem chacota com isso. Nós já discutimos isso na reforma tributária, já me manifestei no grupo ontem e hoje vários governadores entendem que o caminho é a reforma tributaria; Concordamos em acabar com ICMS dos produtos e que a gente possa ter esta discussão a nível da reforma tributária”, finalizou.

Dificuldades - O presidente da República, Jair Bolsonaro, reconheceu hoje que os governadores devem dificultar a tramitação de projeto para mudar as regras do ICMS, mas que está disposto a enviá-lo ao Congresso mesmo assim. Ele afirmou que a proposta está pronta com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e que ele ainda mantém reuniões com o setor para ajustes.
“Eu falei para ele Bento que sabemos que vai ter uma pressão enorme dos governadores e que os parlamentares os ouvem. Se o projeto vai para frente ou não, eu faço o que posso. Não posso viver só de vitórias e achar que o que estou fazendo está certo. Vai ter pressão lá no Parlamento. E o Parlamento existe para dizer sim ou não”, disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro voltou a defender a alteração da cobrança do ICMS que incide sobre a gasolina e o diesel. Ele citou que hoje houve nova redução do preço do combustível na refinaria, mas que não acredita que terá impacto para os consumidores na bomba.

Nos siga no Google Notícias