ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Ao estudar flexibilização, Reinaldo diz que mudar Cota Zero é "retrocesso"

Governador disse que intenção do decreto é preservar estoque pesqueiro nos rios em MS, mas flexibilização está sendo discutida

Silvia Frias e Tainá Jara | 06/02/2020 15:48
Governador durante assinatura de convênio com a UEMS, em Campo Grande (Foto: Tainá Jara)
Governador durante assinatura de convênio com a UEMS, em Campo Grande (Foto: Tainá Jara)

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, voltou a criticar a alteração do decreto que estabelece as novas regras para pesca em Mato Grosso do Sul que irá substituir as normas previstas no Cota Zero. Segundo ele, a recomendação do MPF (Ministério Público Federal) é um “retrocesso” ao projeto de preservação do estoque pesqueiro nos rios do Estado.

Reinaldo voltou a falar sobre a mudança durante solenidade de assinatura de convênio com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que abrem vagas de estágio a acadêmicos de Medicina. O governador referiu-se à recomendação de suspensão do decreto que entraria em vigor no fim de fevereiro, logo após o fim da piracema.

Associação de pesqueiros e integrantes do trade turístico pediram a revogação do Cota Zero, que prevê a pesca no sistema pesca e solte nos rios de MS e, segundo apurado pela reportagem, querem a liberação de transporte de um exemplar e mais cinco piranhas.

“Estamos em um estudo técnico, temos alguma sugestões, cabe a nós, com todo o respeito ao MPF, avaliar, mas, não concordo, é um retrocesso voltar atrás na totalidade, porque estamos buscando preservar o estoque pesqueiro em Mato Grosso do Sul”, disse o governador.

Na avaliação de Reinaldo, o Cota Zera atende projeto a longo prazo, melhorando o estoque pesqueiro e a biodiversidade. Ele cita a alteração pedida nas medidas dos peixes no local de captura, para consumo, como em barcos turísticos, em que há tamanho mínimo e máximo. “Tem o grande reprodutor, a matriz, que geneticamente pode desenvolver mais, estes precisam ser preservados”, disse.

Em entrevista anterior ao Campo Grande News, o titular da o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, havia dito que o novo decreto deve sair antes do feriado de Carnaval, até a semana que termina no dia 21 de fevereiro, justamente para que o turista possa aproveitar da flexibilização prevista.

Em novembro do ano passado, o MPF havia recomendado a suspensão do decreto, alegando que as restrições para pesca amadora e esportiva a partir de 2020 impactariam de forma negativa na atividade de pescadores profissionais, por conta da dependência econômica.

Nos siga no Google Notícias