ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Economia

MS "fatura" com Copa do Mundo e número de estrangeiros cresce 49%

Mariana Rodrigues | 08/07/2015 16:07
Turistas estrangeiros encontram em MS uma diversidade na fauna e flora. (Foto: Bonito Tour)
Turistas estrangeiros encontram em MS uma diversidade na fauna e flora. (Foto: Bonito Tour)

Mesmo excluído da Copa do Mundo do ano passado, Mato Grosso do Sul faturou com o maior evento esportivo do futebol mundial e foi um dos estados que mais atraíram visitantes de outros países no ano passado.  O número de turistas estrangeiros no Estado teve crescimento de 49,3% no ano passado em relação a 2013, o segundo maior crescimento do País, de acordo com o Anuário Estatístico 2015 do Ministério do Turismo.

No ano passado o estado recebeu 61.999 visitantes internacionais, em sua maior parte, eram da América do Sul, como contou a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá - distante a 419 km da Capital, Helenemarie Dias Fernandes. A Cidade Branca recebeu um grande fluxo de turistas chilenos, equatorianos, e peruanos, todos em deslocamento para a Copa do Mundo.

Segundo ela, houve um aumento de 4,5% do fluxo de turistas no período da Copa. "Nós percebemos esse aumento, e a maioria desses turistas veio influenciado pelo produto 'Pantanal'", conta.

Ela acrescenta ainda, que esses turistas vieram principalmente por via terrestre, e que durante todo o ano de 2014, turistas da Holanda, Inglaterra, Austrália, Alemanha, França e Israel, passaram por Corumbá.

A escolha pelo Estado caiu no gosto dos turistas estrangeiros que encontram em MS uma diversidade na fauna e flora, além do estado fazer fronteira com Bolívia e Paraguai. O Paraguai foi o principal destino emissor, com 23.304 turistas – crescimento de 192% em relação a 2013.

Para o ministro do Turismo, Henrique Alves, os números refletem a qualidade da oferta turística brasileira, devido aos atributos naturais e culturais que o país possui. “Precisamos, apenas, transformar esses recursos em atrativos estruturados e reforçar a promoção turística brasileira especialmente com nossos países vizinhos, como Argentina, Venezuela, Paraguai e Chile”, disse.

Nacional - Em termos nacionais, segundo a pesquisa, houve um crescimento de 10,6% na quantidade de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil na comparação com 2013. Foram registrados 6,4 milhões de chegadas em 2014, contra 5,8 milhões no ano anterior. Nos últimos 20 anos, o aumento é de 222%.

O principal país emissor de turistas para o Brasil continua a ser a Argentina (1,7 milhão), seguida pelos Estados Unidos (656 mil). Na avaliação por continentes, o destaque é a Oceania, que registrou, em 2014, aumento de 48,2% na quantidade de visitantes enviados ao Brasil (80,4 mil).

Em Corumbá houve um aumento de 4,5% do fluxo de turistas no período da Copa. (Foto: Reprodução Facebook/ Corumbá Incrível)
Em Corumbá houve um aumento de 4,5% do fluxo de turistas no período da Copa. (Foto: Reprodução Facebook/ Corumbá Incrível)
Nos siga no Google Notícias