ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Nível de atividade da construção civil cai pela sétima vez nos últimos 12 meses

Da Agência Brasil | 29/06/2012 15:47

O nível de atividade da construção civil ficou menor em maio, de acordo com dados divulgados hoje (29), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador caiu para 48,9 pontos no mês passado, diante dos 50,6 pontos verificados em abril. No mesmo período de 2011, o indicador estava em 51,9 pontos.

Esta foi a sétima queda registrada nos últimos 12 meses, segundo a CNI. A entidade destacou que a retração atingiu todos os portes de empresas e os três segmentos pesquisados: construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados.

O resultado acende um sinal de alerta para o setor, visto que as empresas operaram abaixo do usual para o mês. A utilização da capacidade de operação (UCO), que mede o volume de recursos, mão de obra e maquinário utilizados pelas empresas, também apresentou leve queda, saindo de 72% em abril para 71% no mês passado.

Em comunicado, a entidade destaca que os resultados “tiveram uma queda expressiva e acendem um sinal amarelo neste momento do ano. O setor está com a atividade desaquecida”. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 18 de junho com 485 empresas, sendo 121 de grande porte, 197 médias e 167 pequenas.

O emprego no setor industrial manteve-se estável em maio na comparação com o mês anterior. O indicador ficou em 50,1 pontos. “O último indicador a ter variação para baixo, normalmente, é o do emprego. O empresário segura o quanto dá antes de demitir, para se certificar de que é, realmente, a única saída, uma vez que demissões implicam custos elevados”, informou o documento

Nos siga no Google Notícias