ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Nos bairros, grandes marcas assustam pequenos negócios, mas estimulam comércio

Tem comerciante que aproveita a chegada de grandes negócios na região para comprar e revender

Liana Feitosa | 25/07/2022 17:34
Loja de material do Luiz atende moradores das Moreninhas há 15 anos. (Foto: Kísie Ainoã)
Loja de material do Luiz atende moradores das Moreninhas há 15 anos. (Foto: Kísie Ainoã)

A instalação de grandes comércios mexem com a rotina e a movimentação em estabelecimentos menores nos bairros. Para pequenos empresários, a chegada de novos e robustos negócios de um mesmo setor pode significar preocupações com o futuro do seu próprio comércio. No entanto, para outros, a chegada de um novo empreendimento simboliza oportunidade de crescimento. Para compreender os desafios dessa realidade, fomos nesta segunda-feira (25) até às Moreninhas, um dos bairros mais populosos de Campo Grande.

Nove meses depois de inaugurada a loja Valdir Home Center, na Avenida Gury Marques, entrada das Moreninhas, comerciantes menores do mesmo nicho espalhados pelo bairro já se consideram adaptados à nova concorrência. O empreendimento, considerado gigante em comparação às demais lojas do ramo instaladas nas redondezas, gerou bastante movimentação na região logo que abriu as portas. No entanto, para Katyuscia Cavalheiro, de 27 anos, “num primeiro momento a nova loja gerou bastante impacto nas vendas, mas isso durou 20 dias”.

Katyuscia Cavalheiro trabalha em depósito de material de construção há 6 anos. (Foto: Kísie Ainoã)
Katyuscia Cavalheiro trabalha em depósito de material de construção há 6 anos. (Foto: Kísie Ainoã)

Ela trabalha há 6 anos na Construa Materiais de Construção, loja que existe há mais de 20 anos e fica na Rua Jaguariúna, e relata que a chegada de concorrentes no bairro não muda a relação estreita com clientes antigos e fieis.

“Temos clientes que compram de nós há muito tempo. Quando outras lojas têm promoções, eles até aproveitam, mas sabem que aqui temos agilidade na entrega e condições especiais para eles”, conta. “O relacionamento próximo com o cliente e nossa rapidez na entrega são diferenciais. Às vezes um cliente liga de manhã e, à tarde, já estou enviando o motorista com a entrega dele”, completa Katyuscia.

Adaptação - Algo parecido ocorre no Depósito do Luiz, que fica na Rua Minas Novas, comandado pelo Luiz Ferreira, de 62 anos, há 15 anos. Para ele, concorrentes dão oportunidade de adaptação e diferenciação no próprio negócio. “Parei de focar em venda de pedra, tijolo e cimento em grande quantidade, e passei a vender pacotes menores e a investir em produtos de acabamento e menores, até voltei a trabalhar com umas marcas que não trabalhava mais, para diferenciar meus produtos”, compartilha.

Luiz, proprietário de depósito, aposta em diversificação para competir com concorrência. (Foto: Kísie Ainoã)
Luiz, proprietário de depósito, aposta em diversificação para competir com concorrência. (Foto: Kísie Ainoã)

A entrega ágil também é um diferencial dele. “O cliente que compra em lojas grandes geralmente tem que esperar 1 dia e meio, até 3 dias, para receber as mercadorias. Eu aqui ofereço atendimento rápido e entrega rápida, coisa que os grandes não conseguem oferecer”, afirma.

Luiz também conta que usa a instalação de grandes depósitos na região para comprar com eles e revender. “Tem comprador para todo mundo. Tem clientes que me ligam querendo algo rápido e, caso eu não tenha aqui, vou até mesmo ali no Valdir, compro lá, e entrego para o cliente. O importante é atender o cliente e deixar ele satisfeito”, garante o comerciante.

Nos siga no Google Notícias