A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

09/03/2016 19:28

Número de empresas constituídas aumenta 52% em fevereiro

Mariana Rodrigues

O número de empresas constituídas no Estado aumentou 52% em fevereiro deste ano, segundo informações divulgadas hoje (9), pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). Foram abertas 505 empresas, contra 332 em janeiro e 325 no mês de dezembro do ano passado.

De acordo com estatística da Jucems, no comparativo com dezembro do ano passando, quando foram registradas a abertura de 325 empresas, houve um aumento de 55%. No mesmo período do ano passado (fevereiro de 2015), o número correspondente ao mês correlacionado saltou quase 10% a mais em 2016.

Para o presidente da Junta Comercial, Augusto César de Castro, alguns fatores podem ter contribuído para que o balanço fosse favorável. “Esses números refletem o quantitativo, mas não o qualitativo, ou seja, em quais circunstâncias e os motivos reais para que o empreendedor decidisse abrir a sua empresa. Entretanto, entende-se que o empresário está mais confiante para empreender. Acreditamos que as políticas estaduais de apoio aos empresários tenham contribuído demasiadamente para a melhoria desse indicador”, analisou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, avalia que o percentual positivo de abertura de empresas em fevereiro se deu em curto prazo. “Em janeiro, por exemplo, houve a abertura de 332 empresas e já em fevereiro registrou aumento de mais 173 empresas em 30 dias. Um dos fatores que podem ter contribuído para este balanço positivo pode ser creditado à conjuntura econômica estadual, com um governo estabilizado e assumindo seus compromissos em dia”, explicou.

Rota do Desenvolvimento - A ação faz parte do Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios) e está em sua 5ª edição. No dia 15 deste mês, haverá um encontro em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, para orientar os empreendedores e profissionais do segmento quanto à implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

O encontro acontece às 14h no Sesc Corumbá e vai integrar todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia, contribuindo para o estímulo à abertura de mais empresas no Estado.

Corumbá é uma das cidades pioneiras na implantação do sistema, que contempla órgãos, entidades federais, estaduais e municipais, que fazem parte deste processo previsto para 22 municípios de MS.

Pior resultado em 16 anos, número de empresas constituídas cai 25% em MS
O número de empresas constituídas caiu 25% em 12 meses em Mato Grosso do Sul e em janeiro deste ano, a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul)...
Agências do BB abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep
As pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque das cotas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão ir mais c...
Águas Guariroba consta pela 2ª vez entre 150 melhores para se trabalhar no País
Pela segunda vez, a concessionária Águas Guariroba, responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, está relacionada entre as 150 melhores  empre...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions