ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Número de empresas constituídas aumenta 52% em fevereiro

Mariana Rodrigues | 09/03/2016 19:28

O número de empresas constituídas no Estado aumentou 52% em fevereiro deste ano, segundo informações divulgadas hoje (9), pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). Foram abertas 505 empresas, contra 332 em janeiro e 325 no mês de dezembro do ano passado.

De acordo com estatística da Jucems, no comparativo com dezembro do ano passando, quando foram registradas a abertura de 325 empresas, houve um aumento de 55%. No mesmo período do ano passado (fevereiro de 2015), o número correspondente ao mês correlacionado saltou quase 10% a mais em 2016.

Para o presidente da Junta Comercial, Augusto César de Castro, alguns fatores podem ter contribuído para que o balanço fosse favorável. “Esses números refletem o quantitativo, mas não o qualitativo, ou seja, em quais circunstâncias e os motivos reais para que o empreendedor decidisse abrir a sua empresa. Entretanto, entende-se que o empresário está mais confiante para empreender. Acreditamos que as políticas estaduais de apoio aos empresários tenham contribuído demasiadamente para a melhoria desse indicador”, analisou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, avalia que o percentual positivo de abertura de empresas em fevereiro se deu em curto prazo. “Em janeiro, por exemplo, houve a abertura de 332 empresas e já em fevereiro registrou aumento de mais 173 empresas em 30 dias. Um dos fatores que podem ter contribuído para este balanço positivo pode ser creditado à conjuntura econômica estadual, com um governo estabilizado e assumindo seus compromissos em dia”, explicou.

Rota do Desenvolvimento - A ação faz parte do Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios) e está em sua 5ª edição. No dia 15 deste mês, haverá um encontro em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, para orientar os empreendedores e profissionais do segmento quanto à implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

O encontro acontece às 14h no Sesc Corumbá e vai integrar todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia, contribuindo para o estímulo à abertura de mais empresas no Estado.

Corumbá é uma das cidades pioneiras na implantação do sistema, que contempla órgãos, entidades federais, estaduais e municipais, que fazem parte deste processo previsto para 22 municípios de MS.

Nos siga no Google Notícias