ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Número de empresas fechadas cresce 25% devido ao cenário econômico

Renata Volpe Haddad | 10/06/2016 09:04

O número de empresas extintas em Mato Grosso do Sul teve crescimento de 25% em maio, passando de 206 em abril para 259 no mês passado. Este é o maior número de comércios fechados desde 2013 no Estado, conforme a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul).

No mês passado, três empresas declararam falência, sendo o maior número dos últimos cinco anos no Estado. Outra baixa que chama a atenção é que 52 filiais foram extintas em maio e no acumulado do ano, 214 filiais foram fechadas.

De empresas constituídas, 482 foram abertas no mês passado e a queda em relação a abril é de 9%, depois de três meses em um ritmo bom de criação de comércios.

De acordo com o presidente da Jucems, Augusto César Ferreira, as quedas são em relação ao momento econômico que o país vive."Outro fator que contribui para o fechamento de empresas é que em fevereiro do ano passado, foi feita uma alteração em que o empresário pode dar baixa no CNPJ e a ter os débitos da empresa transferidos para o seu CPF", explica.

Com a medida, o empresário pode abrir uma nova empresa, mesmo que tenha débitos em seu nome. "Sendo assim, houve elevação no número de empresas fechadas. Mas vamos acompanhar os números para ver se a partir de agora serão positivos ou negativos, pois a Jucems é um reflexo do que está acontecendo na economia".

Em contrapartida, 2.447 empresas foram alteradas, maior número desde 2004 e isso significa que os empresários estão fazendo mudanças e até ampliando os comércios. "São empresas que trocaram de dono ou que ampliaram o espaço e vemos esse número com boa alternativa", finaliza.

Nos siga no Google Notícias