ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Parecer da AGU tira de MS mais de 15 mil empregos, afirma Puccinell

Marta Ferreira e Wendell Reis | 01/12/2011 10:51
Puccinelli disse que parecer da AGU pode tirar investimentos e empregos de MS. (Foto: João Garrigó)
Puccinelli disse que parecer da AGU pode tirar investimentos e empregos de MS. (Foto: João Garrigó)

Além de investimentos de R$ 15 bilhões, Mato Grosso do Sul pode perder 15 mil empregos diretos e até 45 mil indiretos se não houver mudança no parecer da AGU (Advocaria Geral da União) que restringe o investimento de empresas consideradas estrangeiras, por ser financiadas com capital multinacional. A afirmação foi feita hoje pelo governador André Púccinelli (PMDB), que ontem tratou do assunto em Brasília.

Puccinelli esteve em três ministérios. Segundo ele, o Governo Federal estuda a edição de uma Medida Provisória, ou a proposição de uma lei que possa mudar a situação e permitir os investimentos esperados por Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, 16 projetos seriam afetados pelas medidas, nove deles ainda em fase de avaliação e 7 confirmados. Os maiores investimentos serão nos setores sucroenergético e produtos florestais (celulose e papel).

Pelo parece da AGU, que veta a compra de terras no Estado por empresas estrangeiras, fica impedido, por exemplo, o projeto da Portucel, de construir uma fábrica de celulose em Selvíria.

Puccinelli defendeu os investimentos dizendo que são projetos de longo prazo, que podem trazer desenvolvimento econômico para o Estado, diferente de projetos que, segundo ele, vem de países como a China, visando apenas aproveitar o potencial de produção agrícola brasileiro sem fixar raízes.

As afirmações de Puccinelli foram feitas esta manhã durante lançamento do policiamento de fim de ano. Ontem, acompanhado de empresários e parlamentares,

Puccinelli esteve com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e com a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, para falar das consequências do parecer da AGU para a economia estadual.

Nos siga no Google Notícias