ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Período de vacinação contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira

O lançamento oficial da campanha deste ano em Mato Grosso do Sul, será realizado pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), na manhã da próxima quinta-feira (02)

Adriano Fernandes | 30/04/2019 21:29
Bovino sendo imunizado com a vacina contra a doença. (Foto: Arquivo)
Bovino sendo imunizado com a vacina contra a doença. (Foto: Arquivo)

Com a expectativa que 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos, sejam imunizados o período de vacinação contra a febre aftosa tem início nesta quarta-feira (01). O lançamento oficial da campanha deste ano em Mato Grosso do Sul, será realizado pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), na manhã da próxima quinta-feira (02) na Fazenda Embriza, localizada no quilômetro 462 da BR-163, em Campo Grande.

Do dia 1° até 31 devem ser imunizados os proprietários das regiões do Planalto e Fronteira. Já os produtores do Pantanal podem imunizar o rebanho até 15 de junho. Conforme o calendário oficial, o registro da vacinação deve ser feito até 15 de junho para produtores do Planalto e Fronteira.

Já a região do Pantanal tem até 30 de junho para regularizar o registro no sistema da Iagro. O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa. O calendário e mais informações podem ser acessados através deste link.

Mato Grosso do Sul tem se mantido entre os três estados com melhor percentual de cobertura vacinal do País, e é destaque pelo cumprimento da agenda do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa que prevê a retirada definitiva da vacinação até 2021.

O programa está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa), em prol também da erradicação da doença na América do Sul.

Nos siga no Google Notícias