A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Novembro de 2017

27/02/2017 13:02

Pesquisas mostram queda na inadimplência e recuperação da economia

Priscilla Peres

Índices de análise da economia mostram que as famílias campo-grandenses estão gastando menos e equilibrando suas finanças. Em janeiro, a pesquisa que analisa a negativação do comércio chegou ao menor patamar em quase um ano.

Foram 28 pontos em janeiro contra 35 em dezembro. Em janeiro de 2016, o índice estava em 387 o que significa que mais pessoas estavam inadimplentes. O último resultado inverteu a tendência de alta observada desde o mês de setembro de 2016.

“Isso reforça a tendência de estabilização em patamares mais baixos, que já verificamos nos Boletins anteriores”, explica o economista chefe da ACICG (Associação Comercial e Industrial), Normann Kallmus.

Ainda de acordo com o economista, as incertezas econômicas continuam reduzindo o consumo o que resulta em uma inadimplência menor. "Mais um sinal de que estamos deixando para trás a irresponsabilidade financeira”, complementa o economista.

Outra pesquisa - Em janeiro também teve queda o Índice de Recuperação de Crédito, passando de 62 pontos em dezembro para 53 pontos. O economista da ACICG explica que, até o mês setembro, a manutenção do nível de IRC em um padrão confortavelmente superior ao do INC indicava que as famílias estavam recuperando o equilíbrio econômico.

“Provavelmente caiu em razão do esgotamento da capacidade das famílias em manter o resgate de títulos inadimplidos. Esse dado reitera o comportamento do consumidor em manter o seu crédito e o orçamento equilibrados”, reforça.

No período foram emitidas 5.760 (5.591 CPF e 169 CNPJ) notificações, registrando um decréscimo de 20% em relação a dezembro. Kallmus conta que este é um fato importante, visto que tradicionalmente as compras por impulso no mês do natal, acarretam um aumento da inadimplência em janeiro.

Até o fim do ano, empresas realizam quatro mutirões para 'limpar o nome'
A chegada do fim de ano aquece o comércio, principalmente por causa do 13º salário. E pensando nisso, será promovido um mutirão para "limpar o nome" ...
Associação Comercial inicia campanha “Nome limpo” na próxima segunda
A partir da próxima segunda-feira (20) a Associação Comercial e Industrial realiza a 12ª edição da campanha Nome Limpo em Campo Grande. A expectativa...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions