ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Plantio de soja avança em 28 mil hectares por dia em MS, mostra levantamento

Osvaldo Júnior | 26/10/2017 17:00
Plantio de soja em propriedade da região de Sonora (Foto: Divulgação/Milton Nantes)
Plantio de soja em propriedade da região de Sonora (Foto: Divulgação/Milton Nantes)

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul intensificaram o plantio de soja nas duas últimas semanas, avançando, em média, 28,03 mil hectares por dia. O dado consta em circular técnica do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), divulgado na tarde desta quinta-feira (26) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).

De acordo com o levantamento, feito a partir de visitas a cerca de 80 propriedades rurais, foi plantada soja em aproximadamente 1,2 milhão de hectares, correspondente a 43,4% dos 2,58 milhões de hectares projetados para a safra 2017/2018.

A área avançada nos últimos dez dias representa um quarto do total do espaço já plantado. Segundo a circular, nesse período foi plantada soja em 280.376 hectares, incremento de 10,6%. Mesmo com esse crescimento, a área deste ano é 2% menor que a igual mês de 2016.

No total, é estimada produção de 8,35 milhões de toneladas de soja, retração de 2% na comparação com a safra anterior, quando foram colhidas 8,53 milhões de toneladas do grão. A produtividade deve se manter em 54 sacas por hectare.

Regiões – Na região sul do Estado, o plantio está mais acelerado, com 55,2% da área plantada. Nessa região, há municípios – entre os quais estão Aral Moreira, Mundo Novo e Sete Quedas – com 80% da área semeada.

Na sequência está a região centro, com 24% plantada e, a região norte, com 22,5% de sua área semeada. A estimativa de área plantada total, acompanhada pelo Siga MS, é de aproximadamente 1,095 milhões de hectares semeados até o momento no estado.

Nos siga no Google Notícias