ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Prazo para uso de agrotóxico contra lagarta em lavouras é prorrogado por 1 ano

MS está em emergência fitossanitária para a Helicoverpa, que atinge soja, milho e algodão.

Caroline Maldonado | 20/03/2015 14:17
Lagarta pode causar sérios prejuízos as lavouras de soja, milho e algodão (Foto: Diculgação/ Ampasul)
Lagarta pode causar sérios prejuízos as lavouras de soja, milho e algodão (Foto: Diculgação/ Ampasul)

O Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) prorrogou para 18 de março de 2016 o prazo em que está autorizado o uso emergencial de agrotóxicos para o controle da praga Helicoverpa armigera nas culturas de soja, milho e algodão.

Mato Grosso do Sul está na condição de emergência fitossanitária para a lagarta, que pode causar prejuízos a produção. Estão na mesma situação Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso. A Instrução Normativa, que oficializa a prorrogação do período foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), nesta quinta-feira (19).

De acordo com o Mapa, os principais produtos utilizados para o controle da praga são os que têm ingredientes ativos, como o Bacillus thuringiensis e o Baculovírus na composição. Esse último é responsável por agir diretamente no sistema digestivo da lagarta. Esses produtos foram mencionados no ato nº 15, do ministério, em 2013.

Para o controle da praga, o Mapa instituiu o Grupo de Gerenciamento Situacional da Emergência Fitossanitária e priorizou a análise dos processos que possibilitam o emprego de novos produtos para controle da praga. “O grupo tem o objetivo de identificar, propor e articular a implementação de ações emergenciais, ágeis e eficazes para contenção da praga, a fim de assegurar o completo restabelecimento da normalidade produtiva”, comenta o fiscal federal agropecuário Ériko Tadashi.

Parga - A Helicoverpa armigera é uma espécie extremamente polífaga, ou seja, nutre-se de diferentes alimentos. As larvas da praga foram registradas em mais de 60 espécies de plantas cultivadas e silvestres e em cerca de 67 famílias hospedeiras. Conforme o Mapa, estima-se que na safra 2012/2013 de grãos e fibras da Bahia, por exemplo, os prejuízos causados pela praga foram de 2 bilhões de reais.

Nos siga no Google Notícias