ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Preço menor não desanima e produtor vai ampliar área de soja no Estado

Caroline Maldonado | 24/09/2014 08:21
Produtores planejam aumentar área de cultivo (Foto: Marcos Ermínio)
Produtores planejam aumentar área de cultivo (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo com a queda no preço da saca de soja, os produtores pretendem aumentar a área de cultivo que deve atingir 2,2 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul, segundo estimativa da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). De acordo com a entidade, a saca de 60 quilos de soja apresenta neste mês cotação média de R$ 55,46, o que representa queda 14,8% em relação ao mesmo período do ano passado e redução de 31,6% se comparado a setembro de 2012.

Os produtores pretendem cultivar 100 mil hectares a mais que no ciclo anterior. Para a gestora do departamento de Economia da Famasul, Adriana Mascarenhas, um dos motivos da valorização nos anos anteriores se deve ao andamento da safra americana.

“Há dois anos verificamos complicações climáticas que não contribuíram para o desenvolvimento da safra de soja nos Estados Unidos, o que privilegiou os agricultores brasileiros com cotações que chegaram a R$ 81,13 no mês de setembro”, afirma Adriana. Mesmo com as projeções otimistas, a especialista aconselha que os produtores tenham cautela e estratégia, estudando o mercado de forma ampla para evitar prejuízos.

Lançamento – Os resultados da safra passada e as projeções seram discutidas nesta quarta-feira (24) durante o lançamento nacional do plantio da soja que acontecerá no Sindicato Rural de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande.

O evento promovido pela Aprosoja/MS, Aprosoja Brasil, Famasul, Canal Rural e Sindicato Rural de Dourados, terá a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, do governador do Estado, André Puccinelli, e outras lideranças locais.

Nos siga no Google Notícias