ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Produção industrial está há 12 meses sem crescimento, diz Fiems

Liana Feitosa | 19/06/2015 11:57
Empresários não acreditam em melhoras significativas para estas variáveis nos próximos seis meses a partir de maio. (Foto: Divulgação/ Fiems)
Empresários não acreditam em melhoras significativas para estas variáveis nos próximos seis meses a partir de maio. (Foto: Divulgação/ Fiems)

Mato Grosso do Sul está há 12 meses sem registrar aumento na atividade industrial, segundo a Sondagem Industrial, levantamento do Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul). O dado foi apurado em maio deste ano.

“No comparativo com o mês imediatamente anterior, maio de 2015 marcou o 12º resultado sem aumento da produção industrial no Estado", afirma o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende. De acordo com o coordenador, a ociosidade média em Mato Grosso do Sul atingiu 35% em maio.

Ideal - "O índice marcou 36,6 pontos em maio, mantendo o resultado muito abaixo do patamar considerado adequado para o mês, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos. Por fim, a utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 65%”, explicou.

Devido aos números poucos otimistas, Resende acredita que as expectativas dos empresários da indústria do Estado seguem fracas.

“Os índices que medem a expectativa em relação à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matérias-primas ficaram, mais uma vez, abaixo dos 50 pontos", afirma.

Segundo ele, o número indica que os empresários não acreditam em melhoras significativas para estas variáveis nos próximos seis meses a partir de maio.

Índice de confiança - Também está pessimista o ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul). Os dados de junho deste ano mostram que o índice segue nos mais baixos patamares da série histórica, sendo o 11º mês consecutivo inferior aos 50 pontos.

“O ICEI marcou 38,6 pontos em junho. O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira, sendo a variável de pior desempenho, marcando somente 22,7 pontos", analisa Resende.

Queda - "Na comparação com igual mês do ano passado, o índice apresenta queda de 14,8 pontos”, amplia o coordenador. O indicador de intenção de investimento marcou 39,6 pontos em junho, recuo de 38,9% sobre igual mês do ano passado. Por fim, 73,8% dos respondentes disseram que não pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses a partir de junho.

Sendo assim, a intenção de investimento do empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue sem apresentar melhora.

Nos siga no Google Notícias