ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Propriedades devem ser cadastradas no Cadastro Ambiental Rural

Bruno Chaves | 18/05/2014 16:53

Produtores rurais de todo o Brasil têm até o dia 6 de maio de 2015 para providenciarem o CAR (Cadastro Ambiental Rural), registro público eletrônico obrigatório que deve ser feito junto ao órgão ambiental estadual ou municipal competente. O CAR é gratuito e só pode ser feito pelo endreço: http://www.car.gov.br/#/.

É considerada propriedade rural aquelas destinadas à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial. O governo espera que aproximadamente 5,6 milhões de propriedades rurais sejam cadastradas em todo País.

Para auxiliar no processo, o biólogo pesquisador na área de gestão ambiental da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, Rodiney de Arruda Mauro, dá dicas de como recuperar áreas nativas degradadas e se manter na legalidade.

"É importante todo produtor regularizar suas áreas, pois isso lhe trará segurança jurídica no processo produtivo, além de ficar em dia com suas obrigações produtivas e ambientais", disse Rodiney.

O pesquisador ainda acrescentou: "aqueles que não regularizarem a situação do seu imóvel não terão acesso a crédito rural e demais políticas de auxílio ao produtor como o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), criado para apoiar os produtores na recomposição dos passivos ambientais".

Os dados do CAR irão integrar o Sistema de Cadastro Ambiental Rural, que tem por finalidade administrar e monitorar a recomposição, regeneração, compensação e a supressão de áreas de vegetação nativa dos imóveis rurais do Brasil.

Conforme a Embrapa, o produtor que tiver passivo ambiental, como áreas degradadas deverá aderir ao PRA e se comprometer em recuperar as áreas de preservação permanente e de reserva legal. Cada estado deverá implantar o seu PRA e ditar regras de acordo com as características ambientais da região. Enquanto o Programa não sai não haverá cobrança de multas.

O interessante é que todo produtor se conscientize e comece já o trabalho não só do cadastro (CAR) como o de restauração de áreas degradadas da propriedade, seja aquelas consideradas APPs ou de Reserva Legal. É sempre bom lembrar que o produtor não deve dispensar a ajuda técnica de um profissional habilitado para indicar o que e como deve ser feito o trabalho.

Projeto da Embrapa contribui com o CAR em MS - O projeto GeoMS é um Sistema de Informação Georreferenciada para monitorar o espaço rural e facilitar a regularização e o licenciamento ambiental. Ele foi criado pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Entres outros especialistas, Rodiney Mauro e Marta Pereira participam do projeto desde sua criação e integram no Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental (SISLA), juntamente com o Sistema Imasul de registros e informações estratégicas do meio ambiente - SIRIEMA e hoje participam do Sistema Nacional.

O SISLA é usado para desenvolver o sistema e é utilizado por gestores, fiscais ambientais, empreendedores e consultores, via Web (http://sisla.imasul.ms.gov.br). Com o seu uso a tramitação dos processos de licenciamento ambiental tornou-se mais rápida e segura.

Nos siga no Google Notícias