ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Qatar compra 9,6% da Cathay Pacific

Jean Sampaio | 30/11/2017 16:48

A Qatar Airways anunciou a compra de 3,78 milhões ações da Cathay Pacific, o que representa uma participação de 9,6%, a um custo de US$ 662 milhões, tornando-se a terceira maior acionista da companhia aérea de Hong Kong, atrás apenas da Swire Pacific, com 45%, e da Air China, com 30%. Com isso, a empresa aérea árabe dá um importante passo dentro do segundo maior mercado da aviação comercial, que é o do Hong Kong, na China

Para a Qatar Airways, que já tem 20% do IAG, grupo que tem a British Airways, a Iberia, a Aer Lingus e a Vueling, 10% do Latam Airlines Group, da italiana Meridiana, trata-se do seu primeiro investimento numa companhia asiática e de acordo com analistas da aviação irá potenciar a sua influência e do seu hub de Doha a nível global.

O negócio apoia a estratégia de investimento da Qatar Airways, que inclui 20% de participação no International Airlines Group, 10% no Latam Airlines Group e 49% na Meridiana. Todos os investimentos contribuem para a formação de uma "mega-operadora" virtual de aéreas; ou seja, juntar todas as participações e ações que a companhia árabe possui em uma operação coordenada e organizada virtualmente.

O objetivo, segundo Al Baker, é que quanto maior o número de aéreas em que a Qatar obtiver participação, maior será sua capacidade de barganhar melhores preços em suas negociações. A empresa aérea conseguiria, por exemplo, economias em escala em fatores como compra de combustível, abertura de novas rotas, manuseio terrestre, e ainda reparos e compras de aeronaves.

A Qatar Airways oferece passagens aereas para 81 destinos desde a América do Norte, Europa, Médio Oriente, África, Ásia e América do sul. Em 2006 foi eleita como detentora da melhor tripulação do médio oriente e ainda a 4.º melhor companhia do mundo. Em 2007 a sua primeira classe foi eleita como a melhor do mundo. Em 2012, foi eleita pela segunda vez consecutiva como a melhor companhia aérea mundial.

Nos siga no Google Notícias