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Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019

28/12/2018 22:49

Queixas na Anatel sobre serviços de telecomunicações em MS caem quase 10%

Números de novembro apontam 1,7 mil reclamações, contra 1,88 mil no mesmo mês do ano passado

Humberto Marques
Telefonia móvel lidera nacionalmente o ranking de queixas à Anatel. (Foto: Arquivo)Telefonia móvel lidera nacionalmente o ranking de queixas à Anatel. (Foto: Arquivo)

Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apontam um recuo de 9,6% no total de reclamações sobre operadoras dos principais serviços de telecomunicações em Mato Grosso do Sul no mês de novembro, na comparação com igual período do ano passado. No mês passado, houve 1,7 mil queixas ao órgão regulador sobre problemas em serviços como telefonia (móvel e fixa nas modalidades pré e pós-paga), internet e TV por assinatura. Em novembro de 2017, foram 1,88 mil queixas.

Em geral, Mato Grosso do Sul acompanhou o cenário nacional, no qual a redução chegou a 9,5%. Foram 236,4 mil queixas em novembro deste ano, ou 24,8 mil a menos que as registradas no mesmo mês de 2017.

Conforme a Anatel, a telefonia móvel pós-paga registrou 80,3 mil reclamações no país, seguida da telefonia fixa, com 53 mil; da banda larga, com 42,2 mil; da telefonia móvel pré-paga (31,7 mil); e da TV por assinatura (29,2 mil). A agência não detalhou os dados estratificados no Estado.

Dentre os motivos das queixas, cobrança (45,7% do total) e qualidade (11%) lideram os acionamentos na telefonia móvel pós-paga, telefonia fixa (41,4% e 19,6% respectivamente) e banda larga (36,9% e 29%). Na telefonia móvel pré-paga, as reclamações principais envolvem os créditos (35,2%) e ofertas (18,7%); e na TV por assinatura a cobrança (47%) e as ofertas (9,7%).

Alta – Segundo a Anatel, os únicos grandes grupos com aumento de reclamações foram a NET, na banda larga fixa –com 8,6 mil reclamações em novembro de 2018, ou 1,5 mil a mais (elevação de 20,6%) em 12 meses– e a Vivo na TV por assinatura (2,7 mil queixas, evolução de 500 mil, ou 20,3%, no período).

Consumidores de serviços de telecomunicações podem registrar na Anatel queixas contra operadoras de serviços se considerar que elas não cumprem suas obrigações. A listagem dos canais de atendimento está disponível no Portal da Anatel.



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