ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Quem gerar energia renovável terá isenção de ICMS na conta de luz

Renata Volpe Haddad | 20/10/2016 13:43
Isenção de ICMS isenção vai contemplar a micro e mini geração de energia renovável. (Foto: Site Efeito Solar/ Divulgação)
Isenção de ICMS isenção vai contemplar a micro e mini geração de energia renovável. (Foto: Site Efeito Solar/ Divulgação)

Mato Grosso do Sul tem atualmente, 143 projetos de microgeração de energia elétrica renovável e a partir de agora, consumidores residenciais, comerciais e de empreendimentos rurais que investirem na microgeração de energia elétrica renovável, serão beneficiados com a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a energia excedente produzida.

O anúncio foi divulgado pelo Governo do Estado no dia 17 de outubro e a isenção vai contemplar a micro e mini geração de energia renovável. Mato Grosso do Sul era um dos únicos Estados que ainda não havia se integrado a essa proposta. 

Na prática, o consumidor que optar por gerar a própria energia por meio de fontes renováveis, como exemplo, eólica e solar, pode trocar energia com a concessionária local e obter descontos na conta de luz. O abatimento ocorre por meio da isenção do ICMS sobre a energia elétrica trocada entre consumidor e distribuidora.

Dessa forma, isso evita que o consumidor seja cobrado pela energia injetada na rede, ou seja, ele paga somente o imposto sobre a energia consumida e com a geração excedente, acumula créditos junto à distribuidora que podem ser usados como abatimento.

O Concen (Conselho dos Consumidores na Área de Concessão da Energisa) comemora a adesão do governo de Mato Grosso do Sul ao convênio ICMS 16/2015 do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

A presidente da entidade, Rosimeire Cecília da Costa, ressalta que o setor produtivo, trabalhou pela adesão e prevê expansão da microgeração de energia no Estado. “Esperamos daqui para frente um incremento importante na instalação de equipamentos para gerar energia solar e, com isso, também a criação de novos postos de emprego. É justamente do que precisamos: gerar energia renovável e limpa”.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a adesão de Mato Grosso do Sul ao Convênio do Confaz vai beneficiar a população na cidade e também no campo. "Isso, além de promover o desenvolvimento de novas tecnologias de geração de energia renovável. Nosso Estado era um dos únicos que ainda não havia se integrado a essa proposta. Como ela está alinhada com nossa política de desenvolvimento sustentável, decidimos por nos integrar ao convênio”.

O secretário da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Verruck, informou que agora, com a permissão da compensação e a isenção do ICMS, é esperado o aumento na procura por investimentos nessa tecnologia. "Já temos alguns empreendimentos de usinas solares fotovoltaicas previstos para o Estado. Um deles na região dos municípios de Cassilândia e Paranaíba. O governador nos solicitou e vamos criar um programa estadual de energias renováveis, pois além da energia fotovoltaica, temos outros projetos de biomassa previstos”.

O governo estadual também estuda a disponibilização de uma linha de crédito do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para projetos de energia solar fotovoltaica. “O crédito é outra forma fundamental de fomentar a microgeração. Também aguardamos, no Congresso Nacional, a designação de linha específica para o consumidor residencial”, diz a presidente do Concen, Rosimeire Cecília.

Nos siga no Google Notícias