ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Receita admite que pode acabar com declaração de isento

Redação | 29/07/2008 15:10

Debatido há algum tempo em reuniões técnicas da Receita Federal, o fim da Declaração de Isento já é admitido pelo órgão, que tem pronta uma instrução normativa para acabar com essa prestação de contas.

Ainda está sendo estudada a viabilidade técnica da medida, que deve ser divulgada em breve. Porém, a unificação das receitas Federal e Previdenciária e de suas bases de dados tem permitido melhor análise da situação dos contribuintes, de acordo com a Receita.

Atualmente, além dessa base de dados, há o Cadastro Nacional de Informações Sociais, pelo qual também podem ser identificados os isentos. Nele estão informações relativas ao período compreendido entre 1994 e 2008 de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações.

Conforme informações da Receita existe interesse em unificar bancos de dados do governo para facilitar a vida dos cidadãos. Apesar de ser necessário um alto custo para que os sistemas se interliguem, essa é uma tendência dentro do governo.

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, já anunciou que pretende integrar ao Cadastro Nacional os registros de identidade civil.

A medida irá permitir aumentar a segurança e a qualidade do banco de dados que registra 430 milhões de vínculos empregatícios de pessoas físicas e 26 milhões de registros de empresas de todo o País, segundo informou a Datraprev, a empresa de tecnologia da informação da Previdência Social.

No caso da Receita Federal, a utilização de base de dados como as do CNIS já permite tecnicamente que o Fisco possa identificar através da tecnologia da informação quem são os mais de 65 milhões de brasileiros com renda anual até R$ 15.764,28, classificados como isentos. (Com informações do site Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias