ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Recuperar imagem da carne no mercado interno não será tarefa fácil, diz ministro

Paulo Nonato de Souza | 30/03/2017 18:49
Todos de azul, o ministro Blairo Maggi e o governador Reinaldo Azambuja, há pouco no recinto da Expogrande (Foto: André Bittar)
Todos de azul, o ministro Blairo Maggi e o governador Reinaldo Azambuja, há pouco no recinto da Expogrande (Foto: André Bittar)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse nesta quinta-feira, 30, em Campo Grande que todo esforço já em curso para reconquistar a confiança do mercado internacional na carne brasileira, depois da Operação Carne Franca, da Polícia Federal, nem se compara com a batalha que o setor produtivo terá de enfrentar para recuperar a imagem do produto perante a opinião pública no mercado interno.

“Uma coisa é o mercado internacional, que já começa a ser restabelecido, temos mercado aberto lá fora, os nossos grandes importadores já suspenderam o embargo à nossa carne, mas outra coisa é a população aceitar o produto brasileiro. Isso leva tempo”, disse Blairo Maggi, que já está no recinto da Expogrande, no Parque Laucídio Coelho.

Na avaliação do ministro, todos os países que suspenderam a importação de carne brasileira, após a operação da Polícia Federal, tomaram essa decisão com razão. “São procedimentos normais. Agora temos que trabalhar forte para reconquistar a confiança lá fora e também no mercado interno”, ressaltou.

“Realmente será preciso reconstruir a relação com o nosso consumidor interno, mas tenho muita tranquilidade quanto a isso, porque temos uma produção baseada em pesquisa e por si só a qualidade da nossa carne responderá às exigências do mercado”, disse o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, uma das lideranças da cadeira produtiva do Estado que estiveram reunidos há pouco com o ministro.

Segundo ele, como não poderia ser diferente, a pauta da reunião foi a carne brasileira e os reflexos da operação da Polícia Federal. “Foi uma reunião bastante produtiva e saímos com a certeza de que não será um fato como essa operação da Polícia Federal que irá macular a imagem da cadeia produtiva de carne em Mato Grosso do Sul e no restante do Brasil”, declarou o dirigente da Famasul.

O ministro Blairo Maggi desembarcou em Campo Grande no início da tarde e foi direto para a churrascaria Bezerro de Ouro, no bairro Chácara Cachoeira, onde almoçou com sua comitiva, como estratégia para defender a qualidade da carne brasileira.

Depois de almoçar, Blairo Maggi inaugurou o Laboratório de Biossegurança para a Pecuária, na sede da Embrapa Gado de Corte, considerado o mais moderno do Brasil em pesquisa de sanidade animal e vegetal, e seguiu para o Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Neste momento Blairo Maggi está visitando estantes da Expogrande, acompanhado do governador Reinaldo Azambuja, secretários e parlamentares da bancada federal. O último compromisso do ministro em Campo Grande será a abertura oficial da 79ª Expogrande, às 19h30.

Nos siga no Google Notícias