A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Setembro de 2019

27/08/2019 15:49

Reinaldo pede unidade e fim da “guerra de informações” em ações para o campo

Governador participa de abertura de feira em SP focada na avicultura e suinocultura;. MS é o único Estado com estande no local

Humberto Marques
Reinaldo discursou na abertura da Siavs; MS terá estande na feira pelo segundo ano seguido. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)Reinaldo discursou na abertura da Siavs; MS terá estande na feira pelo segundo ano seguido. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)

Em um espaço voltado para a consolidação de negócios na avicultura e suinocultura, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) defendeu nesta terça-feira (27), em São Paulo, o fim da “guerra de informações desencontradas” que atrapalham o crescimento do setor rural do país. Além disso, ele defendeu a unidade nas políticas para o campo e esforços em logística para facilitar o escoamento da produção.

Reinaldo participou da abertura do Siavs (Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura), no qual o governo do Estado montou um estande com o intuito de apresentar o ambiente de negócios para o setor em Mato Grosso do Sul a fim de captar novos investidores e abrir novos mercados para as carnes de frango e de porco produzidas localmente. É a segunda vez que a administração estadual participou da feira, onde apresentou os benefícios para investimento.

Durante a abertura, o governador destacou a necessidade de tornar o agronegócio brasileiro mais viável diante de um cenário favorável para a exportação de proteína animal, energia, produtos agropecuários e commodities. Reinaldo pontuou que, mesmo com a economia desfavorável nos últimos anos, coube ao agronegócio dar “respostas rápidas e positivas” à economia.

Para ele, agora, o desafio é acabar com a “guerra das informações” que podem atrapalhar o potencial produtivo, bem como trazer unidade às políticas do setor. “Esse é um dos grandes desafios, principalmente do setor produtivo, trabalhar as informações corretas para proteger esse enorme potencial que é a produção da avicultura e suinocultura, que prospecta para o futuro”.

Reinaldo ainda destacou que o país sofre com a ineficiência logística para aumentar sua competitividade, que considera ser “mais um grande desafio que nós temos que enfrentar conjuntamente com o setor produtivo”.

Reinaldo (ao centro), ao lado da ministra Tereza Cristina: Estado busca atrair investidores na avicultura e suinocultura. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)Reinaldo (ao centro), ao lado da ministra Tereza Cristina: Estado busca atrair investidores na avicultura e suinocultura. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)

Rota – Mato Grosso do Sul foi o único Estado a montar um estande na feira. A ministra Tereza Cristina (Agricultura) parabenizou o governo estadual pela presença física no evento. “Isso demostra que o Estado está atento a atividade que emprega e gera renda, que utiliza o milho que nós colhemos lá, enfim, olhando pra fora e não só para dentro. Está se capacitado mais e se mostrando mais”, classificou.

Titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck destacou que o avanço rumo aos mercados chinês e indiano, bem como para os países árabes, dependem de projetos como a Rota Bioceânica.

“Mato Grosso do Sul tem todas as condições para atender esta demanda. Nós temos produção agrícola, farelo, milho. Temos o produtor rural disposto a investir e temos linhas de financiamento para apresentar o Estado tanto para o produtor como também para indústrias brasileiras e internacionais”, afirmou, citando que o corredor internacional rumo ao Oceano Pacífico, que na semana passada foi alvo de discussões na Capital, tem Mato Grosso do Sul “estrategicamente localizado”.

Também participaram da abertura da feira os governadores Renato Casagrande (PSB, Espírito Santo), Romeu Zema (Novo, Minas Gerais), Ratinho Junior (PSD, Paraná), Eduardo Leite (PSDB, Rio Grande do Sul) e João Doria (PSDB, São Paulo).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions