ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Rota Bioceânica deve baratear custo de transporte em 30%, estima governo

Ricardo Campos Jr. | 28/07/2016 16:59
Representantes de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile estão reunidos em seminário para discutir implantação da Rota Bioceânica (Foto: Moisés Silva / Seinfra)
Representantes de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile estão reunidos em seminário para discutir implantação da Rota Bioceânica (Foto: Moisés Silva / Seinfra)

O Governo de Mato Grosso do Sul estima economia de 30% no custo do transporte de soja e milho com a efetivação do Corredor Bioceânico, que será uma rota terrestre aos portos do Chile, partindo de Porto Murtinho. O tema está sendo debatido em uma reunião nesta quinta-feira (28), dentro de um seminário que discute a implantação da rota.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, afirma que o Estado pretende usar o trajeto para alcançar principalmente o mercado asiático.

"Essa rota vai se viabilizar em razão do fluxo de mercadorias, tanto importação como exportação. Nosso foco inicial é exportar soja, milho e tentar viabilizar alguma coisa de celulose e etanol pensando no mercado dos Estados Unidos", explica.

Uma das reuniões desta quinta-feira (28) debate formas de adequar leis alfandegárias para que não haja entraves durante a rota das cargas.

Claudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Carga e Logística, afirma que o Brasil demora atualmente cinco dias para liberar uma carga que deixa o país e os países por onde passará o corredor têm regras semelhantes.

"Com exeção do Chile, que tem aduanas super modernas e os caminhões não levam nem duas horas para passar", explica o dirigente.

Como essa questão lida com políticas específicas de cada país, é tratada como o principal entrave para a implantação do projeto. "Não existe produtor ou industrial que aguente essa burocracia", opina.

Programação – Amanhã (29), o evento começa às 9h e contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e ministros do Chile, Argentina e Paraguai. Às 11h acontece uma coletiva de imprensa e às 13h o início do segundo dia de painéis.

Durante a tarde serão realizados seis painéis, que vão debater as experiências internacionais, infraestrutura, investimentos e incentivos, além da oportunidade brasileira de crescimento do comércio exterior.

Os resultados serão divulgados a partir das 19h50 e o encerramento acontece às 20h, também com o governador Reinaldo Azambuja.

Nos siga no Google Notícias