ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Semana Nacional da Conciliação do poder judiciário firmará acordos em novembro

Liana Feitosa | 06/10/2014 19:09

Para conscientizar e criar uma cultura favorável à práticas conciliatórias, o TJ (Tribunal de Justiça) lança a Semana Nacional da Conciliação de 2014, que acontecerá de 24 a 28 de novembro com o slogan “Bom para Todos, Melhor para Você”.

Em Mato Grosso do Sul, a semana vai mobilizar os operadores do Direito e a sociedade em geral com a participarão de todas as comarcas e varas do Estado cuja atuação permita a conciliação. Em segundo grau de jurisdição, também participarão desembargadores que decidirem aderir ao movimento.

Campanha – Para o órgão, a conciliação é um acordo justo porque, no trâmite convencional das ações judiciais, uma das partes sempre sai “ganhando”, enquanto a outra sai desfavorecida.

No entanto, por meio desse tipo de acordo, não existem “vencidos”, pois o resultado final visa beneficiar ambas as partes. Além disso, o TJ acredita que a conciliação é uma forma de resolução de conflito mais rápida, barata e simples.

Aplicação – Segundo o tribunal, conflitos de diversas naturezas podem ser resolvidos por meio da conciliação, como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio.

Por outro lado, não se usa o método em casos que envolvem crimes contra a vida, como homicídios, por exemplo, nem em situações previstas na Lei Maria da Penha, relacionadas à denúncia de agressões entre marido e esposa.
Caso uma das partes não cumpra o acordo estabelecido na conciliação, a ação pode ser levada novamente à justiça, já que todos os compromissos firmados por meio da conciliação têm validade jurídica.

Esse recurso é regido pela resolução CNJ (Conselho Nacional de Justiça) nº 125, que instituiu a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses no âmbito do Poder Judiciário. A resolução propõe novo ideal de justiça, por isso elege meios alternativos e consensuais de solução para tratamento de conflitos como medida fundamental para reduzir o estoque de processos no Brasil, um dos maiores desafios do poder judiciário brasileiro.

Nos siga no Google Notícias