ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Temer libera saque do FGTS, mas economista faz alerta para futuro

Priscilla Peres | 22/12/2016 10:37

O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou hoje, que trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro disponível em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Ele não detalhou a partir de quando o saque será liberado e nem como a medida vai afetar contas ativas.

Para ser considerada inativa a conta precisa estar sem movimentação há três anos e vale para as contas nessa situação até 2015. Segundo ele, a medida visa reaquecer a economia e a previsão é de que sejam sacados R$ 30 bilhões por 10,2 milhões de trabalhadores.

A maior parte das contas inativas, de acordo com o governo, tem saldo de menos de um salário mínimo e o saque deve ter o intuito de pagar dívidas. Apesar de parecer benéfica para a população o presidente do Corecon/MS (Conselho Regional de Economia), Thales Campos, contesta e faz alertas.

"Ao meu ver é uma irresponsabilidade autorizar o saque, porque você tira a poupança do brasileiro que já é pouca", afirma ele, completando que o FGTS é a única forma de poupança obrigatória feita pela população, que tradicionalmente não tem o hábito de guardar dinheiro.

Para ele, a medida pode trazer consequências mais sérias no futuro. "Pagar dívida do presente com recurso que era para o futuro é muito irresponsável, porque você tira a possibilidade de conseguir bens maiores, como a casa própria", conta Thales.

Atualmente, o trabalhador só pode sacar o FGTS quando é demitido pela empresa ou quando usa o recurso para financiar imóveis. Com a mudança, o dinheiro disponível em uma conta antiga pode ser sacado integralmente.

"É imediatista e não vai resolver nada no futuro, sendo realista vai complicar nos próximos anos. Dessa forma, sem trabalhar perspectiva de rendimento futuro é muito complicado", afirma o economista que sugere que o governo comece as mudanças por uma reforma política, reduzindo os gastos com poderes nas três esferas, municipal, estadual e federal.

Nos siga no Google Notícias