ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Terminal público de Murtinho retoma embarques, mas novo porto só em março

Serão embarcadas este ano 300 mil toneladas pelo porto público e Governo espera inaugurar novo terminal em março

Rosana Siqueira | 17/02/2020 16:08
Portos de Murtinho devem ampliar a capacidade de escoamento de grãos neste ano. (Arquivo)
Portos de Murtinho devem ampliar a capacidade de escoamento de grãos neste ano. (Arquivo)

O terminal portuário público de Porto Murtinho começou a operar hoje com embarque previsto de 300 mil toneladas. A capacidade total é de 500 mil toneladas por ano. A partir desta semana já deve aumentar o fluxo de caminhões chegando ao porto para descarregar produtos nas barcaças. O diferencial neste ano, segundo o secretário de Estado de Produção, Jaime Verruck, é o estacionamento para ao caminhões que levam as cargas até o porto.O estacionamento da distribuidora Mecari teve investimentos de R$ 16 milhões, e funciona numa área de 35 hectares com a capacidade inicial para 400 rodotrens.

“O local dá apoio caminhão, ao invés de ficar na rodovia ele entra no estacionamento para fazer o embarque, frisou o secretário destacando que espera que agora no início de março, o Governo inicie a obra do Macroanel de Murtinho. “Por enquanto os caminhões vão ter que entrar pela cidade, mas isso será resolvido com o acesso”

Novo porto – O secretário afirmou que o novo porto da FV Cereais tem previsão de iniciar operações em 5 de março. “Precisa de autorização da ANTAQ, mas já temos o contrato feito e as barcaças estacionadas. A meta é começar a operar no dia 5 com 1,2 milhão de toneladas/ano já exportadas por Porto Murtinho”, frisou.
A capacidade total do terminal privado é de 2 milhões de toneladas, e o Governo aposta que a liberação ocorra ainda esta semana, por parte da ANTAQ.

Com o início nas exportações a FV Cereais se consolidará com um dos maiores exportadores do Estado. Atualmente com sede em Dourados a empresa já exporta cerca de 1,2 milhão de toneladas de soja e milho por ano. Agora, com o investimento no terminal foi de R$ 110 milhões, o grupo terá capacidade para movimentar dois milhões de toneladas/ano de grãos e açúcar.

Para aproveitar as embarcações que vão percorrer a América do Sul, o grupo vai importar fertilizantes do Uruguai. Uma remessa experimental já foi realizada em 2018, quando trouxeram 2 mil toneladas do produto, e economizaram cerca de 8% em comparação com a importação via o Porto de Paranaguá, no Paraná.

 

Nos siga no Google Notícias