A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

15/06/2011 12:00

TJ julga hoje pedido do Walmart e Magazine Luiza contra cobrança de ICMS

Marta Ferreira

O Órgão Especial do TJ (Tribunal de Justiça) julga nesta tarde o pedido de duas grandes empresas do comércio virtual que tentam derrubar a exigência de pagamento do ICMS sobre as vendas para Mato Grosso do Sul, o Walmart e a Magazine Luiza.A cobrança está em vigor desde primeiro de maio, quando começou a valer o decreto estabelecendo que o imposto sobre os produtos vendidos na internet por site de outros estados devem recolher ICMS tanto para o estado de origem quanto o de destino da venda.

Desde então, os produtos tem sido retidos na transporta à espera do pagamento de ICMS. Com isso, mais de 20 empresas já entraram na Justiça contra a medida. Parte conseguiu liminares mandando liberar os produtos, mas mantendo a cobrança do imposto.O governo recorreu e as decisões provisórias estão caindo todas.

As decisões até foram foram monocráticas, ou seja, de um único magistrado, seja juiz ou desembargador. Os julgamentos de hoje serão os primeiros de um órgão colegiado e podem sacramentar a posição do TJ a respeito do assunto.

Por enquanto, o posicionamento da segunda instância tem sido favorável ao governo, mantendo a cobrança e a retenção dos produtos até o pagamento do ICMS.

O Órgão Especial do TJ é formado por 15 desembargadores.

Depois de decisão do STF de derrubar incentivos, Puccinelli propõe nova lei
Depois do STF (Supremo Tribunal Federal) considerar inconstitucionais três artigos da lei de incentivos fiscais de Mato Grosso do Sul, em vigor desde...
Loja terá que pagar indenização por colocar nome de consumidor no SPC e Serasa
Os desembargadores da 5ª Câmara Cível negaram recurso da rede de varejo Casas Bahia contra sentença que a condenou ao pagamento de R$ 7 mil por danos...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions