ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Touros Brangus de produtor de MS é comprado por empresa internacional

Priscilla Peres | 27/01/2016 15:09
Animal comprado por empresa pertencia a fazenda de Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Animal comprado por empresa pertencia a fazenda de Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Dois touros da raça Brangus de Mato Grosso do Sul, foram comprados pela equipe do Departamento Corte Europeu da ABS Pecplan, uma das mais reconhecidas empresas de genética animal do mundo. A negociação é sinal de reconhecimento para a genética brasileira e principalmente, sul-mato-grossense.

Mauro Moraes é o proprietário de um touro da raça Brangus ID MMM 9513, que foi adquiro pela ABS Pecplan. O animal pertencia a Estância São Geraldo em Campo Grande, e agora vai compor a bateria 2016 da empresa, isso significa que ele vai integrar o banco de sêmem da ABS durante este ano.

"É um sonho nosso ter um animal comprado por uma grande central. A gente vem há muito tempo trabalhando com genética ABS, e é uma satisfação muito grande receber esse reconhecimento", conta Mauro que há 20 anos trabalha com a raça Brangus e que atualmente, vende touros reprodutores para vários estados brasileiros.

O touro de Mauro é conhecido como top 7% na avaliação genética do Programa Geneplus/Embrapa e é totalmente de linhagem americana da ABS Pecplan, filho de Csonka of Brinks com a vaca MMM 9274 da São Geraldo, cujo pai é o touro Shus Distinction.

"É um reconhecimento não só para mim, mas para o Estado, em função de estar com uma genética de Brangus tão avançada. ABS é uma empresa internacional e eles escolheram um animal aqui do Estado", afirma Mauro sobre a felicidade do reconhecimento. O criador tem animais certificados que são vendidos para outros criadores de Brangus do país.

Para a ABS, o desempenho dos animais escolhidos impressiona. "São rebanhos monitorados e mapeados há vários anos, tanto pelo índice interno quanto pelo programa GenePlus (da Embrapa). Resultados tão bons ao ponto desses clientes se transformarem de consumidores a fornecedores de genética", detalha Mário Pompeo, representante da ABS na região.

O outro animal de MS adquirido pela empresa é o touro SANLOPES F7403 BORAN, do criatório da Sanlopes Sociedade Agropecuária Ltda, tem 15 meses de idade e é filho de touro Gladstone. O animal já coletou sêmen para uso a fresco e congelou para uso no rebanho.

Nos siga no Google Notícias