ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Trabalhadores do comércio do MS pedem 15% de reajuste salarial este ano

Nyelder Rodrigues | 13/10/2016 20:30

Os empregados do comércio de Mato Grosso do Sul encaminharam proposta pedindo 15% de reajuste salarial em 2016 à classe patronal, representada pela Fecomércio-MS. A data base da categoria é o dia 1º de novembro.

De acordo com a Fetracom-MS (Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Mato Grosso do Sul), a intenção é cobrir as perdas com a inflação acumulada nos últimos 12 meses e oferecer ganho real de 5% aos trabalhadores.

"Seria uma forma de se fazer justiça para com os empregados, que são os maiores responsáveis pelos lucros das empresas. Esses 5% de ganho real é possível e é justo", comenta o presidente da Fetracom, Pedro Lima. A entidade representa trabalhadores do comércio varejista, supermercadistas e outros tipos em mais de 60% dos municípios do Estado.

Nas cidades onde existem sindicatos dos comerciários, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba, Aquidauana, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã e Nova Andradina, a negociação com a classe patronal é feita pelo próprio sindicato local.

Alguns sindicatos de comerciários abrangem outros municípios vizinhos, como o de Naviraí, que atende também as cidades de Ivinhema, Itaquirai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo. Já o de Aquidauana atende os municípios de Miranda, Anastácio, Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Bela Vista.

Crise financeira - Apesar de reconhecer as dificuldades econômicas que o país atravessa, Pedro Lima afirma que a reposição das perdas para a inflação mais o ganho real aos trabalhadores, não vai pesar no orçamento do comércio porque as vendas têm registrado alta.

"Qualquer investimento no salário do trabalhador no comércio acaba retornando ao próprio comércio em forma de consumo de produtos variados. Ou seja, todos ganham", afirma Lima, que também preside o Secod (Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados).

Nos siga no Google Notícias