ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Trabalhadores "esquecem" 782 carteiras na Funtrab de Campo Grande

Documentos, emitidos desde 2015, devem ser buscados pelo titular

Por Osvaldo Junior | 14/05/2017 11:55
Carteiras de trabalho são deixadas na Funtrab (Foto: Divulgação)
Carteiras de trabalho são deixadas na Funtrab (Foto: Divulgação)

Centenas de pessoas, que solicitaram emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ainda não foram buscar os documentos. De acordo com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), estão esquecidas 782 carteiras, emitidas desde janeiro de 2015.

Conforme a Funtrab, somente o titular pode fazer a retirada da CTPS. Para isso, basta levar o protocolo do pedido ou apresentar RG ou CPF. O documento, emitido atualmente, apresenta maior segurança contra fraudes. A carteira é feita em material sintético, mais resistente de que o usado no modelo anterior.

A CTPS é importante ao trabalhador, por registrar informações importantes para assegurar direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria.

Para quem ainda pretende solicitar a emissão da 1ª via da CTPS, são necessários os originais do RG; CPF; comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento (para comprovação obrigatória do estado civil). Não é aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento. O prazo de entrega da CTPS informatizada é de até 15 dias úteis.

A Funtrab está localizada na Rua 13 de maio, 2773, em Campo Grande. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.