A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/07/2013 07:54

Três Lagoas deverá manter "boom" na geração de empregos até 2021

Jéssica Benitez
Megas indústrias chegam a Três Lagoas e mantêm boom do emprego na cidade (Foto: Divulgação)Megas indústrias chegam a Três Lagoas e mantêm boom do emprego na cidade (Foto: Divulgação)

Maior polo industrial e detentor do segundo PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul , Três Lagoas deve continuar com “boom” na geração de empregos até 2021, conforme previsão do diretor de Indústria e Comércio da cidade, Diógenes Marques. Em pleno desenvolvimento há cerca de 15 anos, o município abriga hoje quase 60 indústrias de pequeno, médio e grande porte e 3 mil empresas. A cidade, impulsionada pelo setor de celulose, já é responsável por 50% do volume de exportação industrial do Estado.

“Quem quiser vir para cá, com certeza não vai ficar sem emprego”, afirma Diógenes. De acordo o levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), somente em junho, Três Lagoas gerou 495 vagas de emprego, o que garantiu o primeiro lugar no ranking sul-mato-grossense, superando até mesmo Campo Grande, que criou 414 novos postos de trabalho.

Nos últimos oito anos, o município recebeu R$ 15 bilhões em investimentos, criando em torno de 15 mil empregos diretos. A cidade recebeu o título de “Capital Mundial da Celulose” devido a operação de duas fábricas na cidade, a Fibria e a Eldorado Brasil (com produção para 2014 estimada em 4,3 milhões de toneladas).

Agora a fábrica de creme dental, enxaguante bucal e creme facial Caaetê Comércio, com sede em Penápolis (SP), será a próxima a instalar filial na cidade. O projeto prevê investimento de R$ 45 milhões até a fase final de implementação e geração de mais 300 empregos diretos. O Poder Executivo deve doar a área para Caaetê. Além disso, no segundo semestre de 2014, começa a funcionar a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III) da Petrobras.

Em contrapartida, a falta de mão de obra pode refletir em tal pujança industrial. Atualmente cerca de 20 ônibus vão para Três Lagoas diariamente com trabalhadores de cidades próximas tanto do estado de São Paulo quanto de Mato Grosso do Sul, classificadas como sub-regiões do polo. “Não posso precisar exatamente, mas em 90% lugares tem faixa de ‘contrata-se’ na frente”, contou.

Falta profissionais na área de logística, química, engenharia, linha de produção, operador de empilhadeira e motoniveladora, motoristas de caminhão em geral, açougueiro, entre outras. “A realidade da cidade mudou muito nos últimos 15 anos. Antes a força era da agricultura, não se muda uma geração em tão pouco tempo, mas os jovens já estão se qualificando antes mesmo de saírem da escola”, explicou Diógenes.

Na avaliação do diretor, o crescimento não se restringe à área industrial, já que a elevação de empregos em outros setores é uma consequência. “As pessoas se mudam para cá e precisam de casa, o que mexe no imobiliário, precisa comer, vestir, beber e se locomover, isso faz com que o crescimento seja de forma geral, pois movimenta outros serviços”, finalizou Diógenes.

Auxílio – O Ciat (Centro Intergado de Atendimento ao Trabalhador), gerenciado pela advogada Fátima Montanha, publica todos diariamente as vagas que estão em aberto em Três Lagoas. Ela conta que o número de ofertas varia muito e pode chegar de 100 a 400 ao dia. O Centro trabalha em parceria com 700 empresas.

Indústrias de grande porte atraem até 10 mil operários para uma única obra (Foto: Divulgação)Indústrias de grande porte atraem até 10 mil operários para uma única obra (Foto: Divulgação)
Parque industrial que ajudou a criar 15 mil empregos em 15 anos (Foto: Divulgação)Parque industrial que ajudou a criar 15 mil empregos em 15 anos (Foto: Divulgação)
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


olá gostaria de saber onde posso enviar meu curriculo pois estou a procura de emprego mt obgdo pela atenção!!!!
 
leandro oliveira da silva em 06/01/2014 09:32:16
Olá !estava lendo a reportagem sobre a Cidade de três Lagoas ,vi um trecho onde frisa que está faltando profissional da área de " Logística " tenho experiencia há mais de 8 anos em toda cadeia logística ,trabalhei empresa de grande porte multinacional, minha filha passou em engenharia de Produção ai UFMS ,estamos de mudança pra cidade preciso de emprego com urgência ,preciso saber se terei oportunidade em uma colocação na área ?

Obrigada
 
Selma Tavares da Silva em 28/07/2013 16:29:03
estou procurando emprego de motorista
tenho experiência na carteira e vários cursos da sest senat
 
wesley flores em 28/07/2013 14:50:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions