ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

TRT espera concluir 800 processos na Semana de Execução Trabalhista

Paulo Yafusso | 21/09/2015 16:11
Na Semana Nacional de Execução Trabalhista, na maioria dos casos as partes fecham acordo (Foto: Divulgação)
Na Semana Nacional de Execução Trabalhista, na maioria dos casos as partes fecham acordo (Foto: Divulgação)

Mais de 800 processos em execução serão julgados nesta semana pela Justiça do Trabalho, durante a 5ª Semana Nacional de Execução Trabalhista, que começou nesta segunda-feira (21). No ano passado, foram realizadas no Estado 958 audiências, sendo que em 50% houve acordo entre as partes. Também foram realizados 63 leilões de bens para o pagamento dos direitos trabalhistas dos autores das ações. Dos 76 mil processos em tramitação no Fórum Trabalhista, 26 mil são da fase de execução.

O vice-presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), desembargador João de Deus Gomes de Souza, disse que um processo pode levar até sete anos até a fase de execução, por isso o Tribunal chamou para esta Semana de Execução as grandes empresas que tinham demanda trabalhista na Justiça do Trabalho. A execução é a fase mais importante de um processo, pois é o momento em que o trabalhador recebe o que é seu por direito.

"A fase de execução é o maior problema do Judiciário Trabalhista brasileiro. Nós temos aproximadamente 35% de processos que estão tramitando na fase de execução. O grande problema vai iniciar exatamente depois do trânsito em julgado da sentença. É isso que nós estamos querendo aqui solucionar o mais rápido possível", afirmou o desembargador João de Deus.

Um dos casos solucionados hoje foi o do cliente da advogada Gislaine Marques. A ação, que estava em tramitação há dois anos, foi resolvido em alguns minutos. O trabalhador, que sofreu acidente de trabalho, cobrava indenização e fechou acordo para receber R$ 5 mil.

"Ele recebeu integralmente seus direitos, inclusive indenização, insalubridade e incorporação de salário", explica Gislaine Marques. O advogado da empresa acredita que sem o acordo fechado no valor de quase R$ 10 mil o processo poderia levar pelo mais um ano para ser concluído. "Se não tivesse saído a conciliação, a empresa teria mais custos e ainda a dívida foi parcelada, então ajuda a empresa nesse tempo de crise", afirmou o advogado Wellington Achucarro.

Nos siga no Google Notícias