Fiems propõe ao TRT ações para flexibilizar negociações trabalhistas
Com o objetivo de flexibilizar negociações trabalhistas entre funcionários e empregadores, o presidente da Fiems, Sérgio Longen se reuniu, nesta sexta-feira (14), com o presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, em Campo Grande.
Sérgio Longen destacou que, sem boa vontade por parte da Justiça trabalhista, do MPT (Ministério Público do Trabalho), patrões e empregados, será difícil conter as demissões no setor industrial, em virtude da crise financeira.
- Leia Também
- TRT reconhece acúmulo de função de motorista que exercia papel de cobrador
- Justiça condena funcionário por falsificar atestado médico
Ainda de acordo com Longen, todos os atores envolvidos no processo precisariam criar alternativas para ajustar as negociações coletivas à realidade do setor industrial. “Temos de encontrar um ponto de equilíbrio em prol da manutenção do emprego”, lembrou o presidente da Fiems, destacando que a ação envolvendo todas as partes é inédita.
O presidente do TRT/MS, Nery Azambuja, considera possível a criação desse grupo de trabalho em prol da manutenção do emprego do trabalhador da indústria, e disse que vai levar a demanda ao setor responsável pelo tema. Ele destaca que é importante discutir os melhores caminhos para o desenvolvimento do Estado, ainda mais neste momento de crise financeira em que a empregabilidade precisa ser mantida.
A reunião com sindicatos de empregados e da indústria, foi realizada na última quinta-feira (13).