A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

26/03/2009 13:20

Vacinação contra aftosa começa dia 1º de abril na ZAV

Redação

A vacinação do rebanho contra a aftosa, para pecuaristas que possuem propriedade na ZAV (Zona de Alta Vigilância), começa dia 1º de abril. O calendário de vacinação foi atualizado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Assim como no ano passado, o período de vacinação foi antecipado, o que não implica em prejuízos com leilões, abates e exportação.

A vacinação na Zona de Alta Vigilância segue até 30 de abril. Nesta região, a aplicação das doses contra a febre aftosa é feita pelos técnicos da Iagro nos animais de mamando a caducando.

A segunda etapa de vacinação na ZAV será realizada de 1º de outubro a 15 de novembro, também em animais de todas as idades. Os pecuaristas que estão no Pantanal e acabam compreendidos pela ZAV deverão vacinar, obrigatoriamente, em abril e outubro.

No Pantanal, a aplicação da vacina contra febre aftosa vai de 1º de maio a 15 de junho, para quem fez opção por maio, ou de 1º de novembro a 15 de dezembro, para os pecuaristas que optaram pelo penúltimo mês do ano.

Em julho de 2008, Mato Grosso do Sul recuperou o status de área livre da febre aftosa, certificado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). O rebanho do Estado é estimado em 22 milhões de cabeças.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions