ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Vacinação contra aftosa começa dia 1º de abril na ZAV

Redação | 26/03/2009 13:20

A vacinação do rebanho contra a aftosa, para pecuaristas que possuem propriedade na ZAV (Zona de Alta Vigilância), começa dia 1º de abril. O calendário de vacinação foi atualizado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Assim como no ano passado, o período de vacinação foi antecipado, o que não implica em prejuízos com leilões, abates e exportação.

A vacinação na Zona de Alta Vigilância segue até 30 de abril. Nesta região, a aplicação das doses contra a febre aftosa é feita pelos técnicos da Iagro nos animais de mamando a caducando.

A segunda etapa de vacinação na ZAV será realizada de 1º de outubro a 15 de novembro, também em animais de todas as idades. Os pecuaristas que estão no Pantanal e acabam compreendidos pela ZAV deverão vacinar, obrigatoriamente, em abril e outubro.

No Pantanal, a aplicação da vacina contra febre aftosa vai de 1º de maio a 15 de junho, para quem fez opção por maio, ou de 1º de novembro a 15 de dezembro, para os pecuaristas que optaram pelo penúltimo mês do ano.

Em julho de 2008, Mato Grosso do Sul recuperou o status de área livre da febre aftosa, certificado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). O rebanho do Estado é estimado em 22 milhões de cabeças.

Nos siga no Google Notícias