Capital deve ganhar 4 mil novas vagas na educação infantil até 2026
Duas das 11 escolas "abandonadas" têm previsão de entrega para o fim do ano, estima Executivo

A Prefeitura de Campo Grande prevê a criação de 4 mil novas vagas na educação infantil até 2026, segundo comunicado institucional divulgado nesta quarta-feira (2). A projeção da gestão municipal é baseada na conclusão de onze obras de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) que estavam paradas há mais de uma década e tiveram os trabalhos retomados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Prefeitura de Campo Grande planeja criar 4 mil vagas em educação infantil até 2026. A iniciativa se baseia na retomada de onze obras de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), paradas há mais de dez anos, com investimento superior a R$ 20 milhões. Duas unidades, nos bairros São Conrado e Oliveira III, com capacidade para 350 crianças cada, serão entregues ainda em 2023. A retomada das obras representa o maior investimento na história da Rede Municipal de Ensino. Para 2024, estão previstas as Emeis Popular, Jardim Anache e Jardim Radialista. Até 2026, serão retomadas as obras das Emeis Jardim Talismã, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville, adicionando 1.750 vagas. O plano também inclui a construção de quadras em escolas de ensino fundamental e a ampliação da quadra da Escola Municipal Orlandina Oliveira Diniz. A prefeita Adriane Lopes destaca a importância da iniciativa como reparação histórica e oportunidade para famílias.
Ainda no comunicado à imprensa, o Executivo afirma que está vistoriando as obras que aguardavam conclusão desde 2015. Conforme a Prefeitura, essa é a maior retomada de obras da história da Reme (Rede Municipal de Ensino), com investimentos superiores a R$ 20 milhões.
Duas unidades devem ser entregues ainda este ano nos bairros São Conrado e Oliveira III, cada uma com capacidade para atender 350 crianças, ampliando em 700 o número de vagas já em 2026. A primeira obra finalizada foi a Emei Inápolis, entregue em junho do ano passado, que atende cerca de 200 crianças matriculadas.
Para o próximo ano, estão previstas as entregas das Emeis Popular, Jardim Anache e Jardim Radialista. Outras cinco devem ter as obras retomadas até 2026: Jardim Talismã, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville, juntas somando mais 1.750 vagas para crianças de 0 a 5 anos.
Também fazem parte do pacote duas escolas municipais de ensino fundamental, Celina Martins Jallad e Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão, que terão quadras construídas. Na Escola Municipal Orlandina Oliveira Diniz, a quadra será ampliada com cobertura até o próximo ano.
Em nota, a prefeita Adriane Lopes (PP) declarou que “a entrega dessas unidades representa muito mais do que novas salas de aula: é uma reparação histórica. Com planejamento e responsabilidade, estamos garantindo estrutura adequada, acolhimento de qualidade e mais oportunidade para as famílias que mais precisam”.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.