ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Com 16 mil candidatos, vestibular da UFMS ocorre neste domingo

Com 60% das vagas para a maior universidade do Estado, a prova começou nesta manhã e vai até às 13h

Guilherme Correia e Cleber Gellio | 05/12/2021 09:10
Inscrita no vestibular da UFMS corre para chegar antes do fechamento dos portões. (Foto: Marcos Maluf)
Inscrita no vestibular da UFMS corre para chegar antes do fechamento dos portões. (Foto: Marcos Maluf)

Uma das formas de ingressar na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o vestibular ocorre neste domingo (5), em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, e o processo seletivo terá quase 16 mil candidatos, contando com quem se inscreveu no Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

A prova, feita das 8h às 13h, tem 60 questões objetivas de múltipla escolha, além da redação. Na segunda-feira, o gabarito será divulgado e o resultado final é informado em 9 de fevereiro.

O pró-reitoria de Graduação, Cristiano Costa Argemon, explica que os participantes receberam um manual do candidato, para evitar dúvidas quanto aos horários, local de prova, dentre outras informações.

Rayssa perdeu a prova mas não vai desistir de ingressar no Ensino Superior. (Foto: Marcos Maluf)
Rayssa perdeu a prova mas não vai desistir de ingressar no Ensino Superior. (Foto: Marcos Maluf)

No entanto, a Rayssa da Rosa Lopes, de 19 anos, perdeu a prova, porque não conseguiu encontrar seu local de prova a tempo. Estudando por conta própria para ingressar no curso de Direito, esta seria a primeira vez em que prestaria o vestibular. “Agora não deu certo, vou tentar novamente.”

A estudante Blandy Regina, de 18 anos, chegou um pouco mais cedo e conseguiu se atentar ao lugar. Ela diz estar preparada e é a segunda vez que tenta Medicina, estudando cerca de 7h por dia.

A diretora-presidente da Fapec, Nilde Brum, explica que mais de 2,1 mil profissionais, entre delegados e fiscais, estão envolvidos na organização.

Estudante durante a realização do vestibular da UFMS, nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Estudante durante a realização do vestibular da UFMS, nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)

Mais cedo, relato encaminhado por meio do canal Direto das Ruas dizia que houve congestionamento de veículos na Avenida Tamandaré, logo do fechamento dos portões, às 8h, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), um dos três locais de prova em Campo Grande.

Brum explica que a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) de Campo Grande foi acionada para organizar o tráfego. Na própria UFMS, não houve congestionamento e havia 23 profissionais sinalizando as rotas para os candidatos.

Na Uniderp (Universidade Para o Desenvolvimento da Região do Pantanal), na Avenida Ceará, o movimento também foi tranquilo.

VESTIBULAR - Ao todo, 5.525 pessoas ingressarão, no próximo ano, na instituição, sendo que mais da metade das vagas (3.347) são pelo vestibular.

As outras formas de ingresso são o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que tem dedicadas 1.080 das vagas, e se baseia na nota tirada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além do Passe, com 1.089 vagas, realizado no próximo domingo (12).

Os 114 cursos da UFMS estão localizados nos campi de Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. A graduação mais concorrida é a da Medicina, em Campo Grande, com disputa de 76 candidatos por vaga.

Em seguida, vêm Medicina em Três Lagoas, com 24 candidatos por vaga, Medicina Veterinária na Capital, com 19 candidatos por vaga, Psicologia em Campo Grande, com 17 candidatos por vaga, além de Direito em Campo Grande, com 14 candidatos por vaga.

Participantes fazem a prova do vestibular da UFMS, nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Participantes fazem a prova do vestibular da UFMS, nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Nos siga no Google Notícias