ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Relógio atrasado e esquecimento de RG fizeram estudantes perderem hora no Enem

Adolescente chegou tranquila, achando que ainda tinha 5 minutos; e a outra esqueceu documento

Silvia Frias e Beatriz Magalhães | 28/11/2021 11:44
Portão começou a ser fechado no horário limite, na Uniderp. (Foto: Paulo Francis)
Portão começou a ser fechado no horário limite, na Uniderp. (Foto: Paulo Francis)

Os portões na Uniderp se fecharam pontualmente às 12h, mas no celular da *Juliana, 17 anos, ainda faltavam 5 minutos para o prazo derradeiro estipulado para chegada no 2º dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Não deu outra. O portão se fechou e a adolescente não pode entrar para realizar as provas de Ciências da Natureza e Matemática. “Perdi, fazer o quê?”.

A adolescente contou à reportagem que estava na Igreja Perpétuo Socorro com o irmão, que deu carona e a deixou na esquina da Uniderp. Como o relógio ainda indicava a folga de 5 minutos, caminhou sem pressa e não notou quem a chamava do portão, para que apressasse o passo.

Agora, para tentar entrar no curso de Direito, irá prestar vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

*Lúcia, também de 17 anos, até que chegou dentro do prazo previsto, mas percebeu que havia esquecido o RG apenas 8 minutos antes do fechamento dos portões e não haveria tempo hábil para pedir ajuda para algum familiar.

Às 12h, portão fechado e pelo menos duas adolescentes acabaram perdendo o exame. (Foto: Paulo Francis)
Às 12h, portão fechado e pelo menos duas adolescentes acabaram perdendo o exame. (Foto: Paulo Francis)

“Só tinha isso para cuidar e ainda esqueci o documento”, disse a adolescente, chateada. Restou a ela o consolo de ter se saído bem na primeira fase. A garota, que também tenta vaga de Direito, ainda vê lado positivo da distração. “Não vou desistir, só aprender, ano que vem tem mais”.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), e serve de parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

*Os nomes foram alterados na elaboração da reportagem.

Nos siga no Google Notícias