ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Com novo ou velho jeito de dar trote, calouros são recebidos na UFMS

Primeiro dia de alguns alunos teve ovo e farinha, mas outras turmas começaram o ano com palestras e aula fake

Ângela Kempfer e Daniele Errobidarte | 17/02/2020 10:54
Aluna de Engenharia Elétrica recebeu um plaquinha, com apelido dado pelos veteranos. (Foto: Marcos Maluf)
Aluna de Engenharia Elétrica recebeu um plaquinha, com apelido dado pelos veteranos. (Foto: Marcos Maluf)

O 1º dia de aulas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) continua com cheiro de ovo e cores de tinta pelo corpo, mas em doses bem menores que em tempos que "esculhambar" a calourada era tradição. Apenas o curso de Odontologia apelou para ovos e farinha na recepção dos estudantes nesta manhã. Outras turmas tiveram palestras e aula fake na chegada à Universidade.

Veterano que optou pelo tradicional trote, teve de ir até o pontilhão da Rua Trindade, para “besuntar” os alunos de tinta, ovo e farinha, porque dentro da UFMS esse tipo de trote é proibido. 

Os acadêmicos de Odontologia levaram vodca para o local, apesar do fluxo de veículos. Mas ficaram no enorme gramado que fica ao lado do viaduto e garantem que tomaram precauções para ninguém “passar dos limites”. “A gente fez um café da manhã para todo mundo comer. Também pedimos o RG para saber se são maiores de idade perguntamos se são acostumados a beber. Só bebe quem dizer”, explica a veterana Lilian Asimoto, de 20 anos.

Apesar de ir para pontilhão com ovo e farinha, alunos conversaram para ninguém passar dos limites. (Foto: Marcos Maluf)
Apesar de ir para pontilhão com ovo e farinha, alunos conversaram para ninguém passar dos limites. (Foto: Marcos Maluf)

No primeiro dia de aula, a recepção para Barbara Bagagin, 19 anos, foi bem mais tranquila. Ela veio de Pereira Barreto (SP), aprovada em Engenharia Elétrica. Por aqui, conta que ficou surpresa com o tamanho de Campo Grande. “Minha cidade é muito pequena, fiquei assustada”. Barbara queria mesmo passar em Engenharia Mecânica, na Unesp, mas diz estar contente com a vaga na UFMS para Engenharia Elétrica.

Mesmo assim, comenta que só de ouvir o nome de algumas disciplinas do curso, já ficou com medo. Mas para isso servem os bons veteranos. “Mais de 10 pessoas desistiram do curso no ano passado, tem muita evasão no primeiro ano. Por isso, estamos conversando e também montamos grupo no Facebook e Whatsapp para repassar informações”, diz”, comenta Luan Guimarães, do 3º semestre de Engenharia Elétrica.

Também estreando como universitário, Felipe Augusto Nicolati, de 17 anos, lembra que só descobriu que queria cursar Direito na época do vestibular. Como não acreditava que iria passar em uma universidade pública, conta que nunca pensou muito na UFMS. Hoje, começou o dia ansioso, mas ganhou um apoio importante. “Minha mãe estudou aqui e me tranquilizou”.

No primeiro dia de Direito, ele e os colegas caíram da pegadinha da aula fake. Com o tema Direitos Humanos, um ex-aluno vestiu o personagem de um professor com discurso de extrema direita e provocou revolta de quem já estreia na UFMS mostrando senso crítico.

Veteranos e calouros tiveram de sair do campus da UFMS para ter um trote aos moldes antigos. (Foto: Marcos Maluf)
Veteranos e calouros tiveram de sair do campus da UFMS para ter um trote aos moldes antigos. (Foto: Marcos Maluf)
Nos siga no Google Notícias