ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Com scanner corporal, UFMS faz ação gratuita para detecção precoce de escoliose

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com instituição de ensino do Canadá

Aline dos Santos | 08/06/2023 10:24
Sistema é capaz de detectar a escoliose e dizer a sua gravidade. (Foto: Álvaro Herculano)
Sistema é capaz de detectar a escoliose e dizer a sua gravidade. (Foto: Álvaro Herculano)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) fará ação gratuita, entre os dias 12 e 16, para identificar precocemente a escoliose em crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 17 anos. Os atendimentos serão ofertados em Campo Grande, com 50 vagas. Em vez do tradicional raio X, será utilizado scanner corporal, tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade de Alberta (Canadá).

“Desenvolvemos um equipamento livre de radiação. O equipamento é composto por um scanner corporal que digitaliza o tronco do paciente em três dimensões e é capaz de analisar as assimetrias existentes com acurácia milimétrica. O sistema ainda é capaz de detectar a escoliose e dizer a sua gravidade” afirma o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento, Thomaz Burke.

Segundo o professor, um grande problema para pacientes com escoliose é o acompanhamento da evolução da deformidade, feito, tradicionalmente, por meio de múltiplas radiografias. Raios X são perigosos a médio e longo prazo por usarem um tipo de radiação ionizante, o que pode aumentar as chances de alguns tipos de câncer nessa população.

A escoliose é uma deformidade progressiva da coluna vertebral e a idade ideal para a identificação precoce é de 8 a 13 anos.

“Curvas pequenas, se detectadas precocemente, podem ser tratadas com exercícios específicos que freiam ou barram a sua evolução. Caso a detecção seja tardia, podem ser necessários tratamentos mais invasivos e limitantes, como o uso de coletes e a cirurgia da coluna vertebral. Quanto mais cedo detectada, melhores as chances de sucesso”, diz Burke.

O mês de junho é dedicado à conscientização da escoliose, uma doença que atinge cerca de 3% da população mundial com idade até 18 anos. No Brasil, são mais de 6 milhões de pessoas convivendo com a enfermidade.

O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, pelo telefone 67 3345 7967.

Nos siga no Google Notícias