ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Em encontro de ciências, palestra sobre política também fica lotada

Plateia ocupou todas as cadeiras, acomodou-se no chão e até assistiu a palestra em pé

Anahi Zurutuza e Fernanda Palheta | 24/07/2019 14:08
Sala da Fadir na UFMS lotada (Foto: Marina Pacheco)
Sala da Fadir na UFMS lotada (Foto: Marina Pacheco)

No maior evento científico da América Latina, palestra sobre política também foi atração. A sala da Fadir (Faculdade de Direito) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ficou lotada dos curiosos pela teoria do pêndulo levada pelo professor Leonardo Avritzer, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Acadêmicos, estudiosos, servidores ocuparam todas as cadeiras, acomodaram-se no chão e até assistir a palestra “A crise da democracia no Brasil” em pé.

A estudante de Letras, Luana Cavalieri, de 18 anos, conta que se interessou pela palestra porque sempre ouviu falar que a história tende a ser cíclica. “Ele traz o conceito de pêndulo, que as vezes a história está mais para a direita e depois vai mais para esquerda. Achei interessante”.

A servidora da UFMS, Silvana Ferreira, 36, também tirou uns minutos da manhã para ouvir o professor de Minas Gerais. “Existem muitas discussões, a democracia está em constante questionamento”.

O psicólogo Ary Machado, de 61 anos, veio de Limeira, interior de São Paulo, para trazer três adolescentes para a feira.

Ele é um veterano, acompanha os eventos da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) desde 1980. “É um tema emergente, acredito que o Brasil está regredindo 200 anos com o cenário político atual”, disse sobre se interessar por política em meio aos tantos outros projetos em exposição.

Também servidor público, Guilherme Santana, 27, se programou e conseguiu ir à palestra de Leonardo Avritzer com um grupo de amigos. “Vim para conhecer a feira, mas me interessei por este tempo. Até porque ciência não é só química, física e biologia, existem outros tipos, as ciências politicas, por exemplo”.

Evento - A 71ª edição da Reunião Anual da SBPC é realizada pela primeira vez em Campo Grande e segue com portões abertos até sábado (27). São pelo menos 250 conferências, palestras, rodas de conversa, oficinas e minicursos. As atrações são gratuitas. A programação do encontro está disponível aqui.

Nos siga no Google Notícias