Enade movimenta professores e universitários neste domingo
Os universitários começaram a chegar para as provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2025. A movimentação é grande em frente à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), local da prova, que é obrigatória para os concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia em todo o Brasil.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 mobiliza estudantes e professores neste domingo. A avaliação, obrigatória para concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, acontece na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. Professores de diversas instituições montaram stands para receber os alunos com kits de apoio. Os portões abriram às 11h (horário local), com início das provas às 12h30. O exame avalia cursos como Administração, Direito, Psicologia e outros bacharelados, além de cursos superiores de tecnologia em áreas como Gestão e Marketing.
Enquanto os estudantes chegam, professores das universidades da Capital estão com estandes montados para recebê-los. Uma delas é a professora Luziane Dias Torres, coordenadora da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade Estácio de Sá. Ela ressalta que a participação do aluno no Enade é muito importante, pois a prova avalia a qualidade do ensino.
Os acadêmicos ganham kits que contêm água, caneta e guloseimas como forma de incentivo.
“Desde o início, temos trabalhado intensamente e estamos aqui hoje para oferecer suporte aos alunos, a fim de que se sintam acolhidos e preparados para realizar a prova com tranquilidade e obter um bom resultado”, afirma.

Para a universitária Isadora Miranda, de 23 anos, acadêmica de Ciências Contábeis da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), o incentivo foi fundamental. “Tivemos diversas revisões e os professores enfatizaram a importância de demonstrarmos nosso conhecimento nas provas, visto que elas refletem o aprendizado”, esclarece.
A estudante do nono semestre de Psicologia, Nicole Serra, de 22 anos, destacou a importância da avaliação para os cursos conseguirem bolsas de estudo por meio de programas do governo federal. Ela ressalta que tem muitos colegas bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos) devido ao bom desempenho no Enade da turma anterior. “Portanto, o desempenho acadêmico da faculdade também demonstra essa importância, influenciando o desempenho na prova e, consequentemente, na instituição”, conclui.
Já o acadêmico de Economia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Otávio Espanhol Molina, 20 anos, disse que não estudou para a prova porque foi difícil obter informações sobre seu conteúdo. Para ele, o Enade é mais um teste de conhecimento sobre o que foi estudado durante os anos de faculdade.
Avaliação - Os portões de acesso foram abertos às 11h (12h no horário de Brasília) e serão fechados às 12h (13h no horário de Brasília). A aplicação terá início às 12h30 e término às 16h30.
Na área de bacharelado, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.
Já para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



