ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Entre atrasados, tem história de pai herói sem chinelo e sermão de vó

Irresponsabilidade de estudantes com documento oficial com foto marca início da prova do Passe

Por Gabriela Couto e Alison Silva | 10/12/2023 09:09
Pai de estudante chegou a perder o chinelo na corrida entre bairro Nova Campo Grande e UFMS para levar documento oficial com foto (Foto: Marcos Maluf)
Pai de estudante chegou a perder o chinelo na corrida entre bairro Nova Campo Grande e UFMS para levar documento oficial com foto (Foto: Marcos Maluf)

A história se repete toda vez que estudantes pré-vestibulandos vão para a prova mais aguardada do ano. Durante o fechamento dos portões para aplicação do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) para ingressar em cursos de graduação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), os atrasados tiveram lições que serão lembradas para toda a vida.

No bloco Multiuso da UFMS de Campo Grande, onde está sendo ministrada a primeira etapa da prova, a reportagem do Campo Grande News encontrou um pai correndo descalço entre os corredores para conseguir levar o documento oficial com foto para a filha.

Rudiney Freitas, técnico em manutenção de chopeira, estava no Bairro Nova Campo Grande, chegou na UFMS por volta das 7h20, mas a filha esqueceu o documento. "Até perdi o chinelo aqui na volta, minha filha esqueceu o documento e eu tive que voltar lá em casa para buscar", conta. Dessa vez, a menina teve sorte.

Dona Julia Prado inconsolada com as portas fechando antes de conseguir colocar a neta para dentro da prova (Foto: Marcos Maluf)
Dona Julia Prado inconsolada com as portas fechando antes de conseguir colocar a neta para dentro da prova (Foto: Marcos Maluf)

Mas, a neta de dona Julia Prado cometeu o mesmo “pecado” e levou “pito”. “Eu tinha conversado com eles e falaram para buscar documento, me autorizaram buscar. Fui de moto, correndo, mas não deu tempo. Cheguei aqui e não me deixaram entrar. Nós moramos no Bairro Amambaí. Da próxima vez, ela tem que prestar mais atenção pra evitar essas coisas”, disse ela dando um sermão da menina.

Ana Isabeli, 16 anos, mostrou um pouco de arrependimento pela irresponsabilidade. “Esqueci o documento em casa, minha avó correu em casa, sentei ali, chorei, mas não deu tempo”.

De acordo com o pró-reitor de graduação da UFMS, Cristiano Costa Argemon Vieira, o Passe iniciado desde 2017 tem registrado aumento de interessados. Neste ano, foram 8 mil inscritos na primeira etapa, 5 mil na segunda e 3 mil na terceira.

Ana Isabeli com a mão no rosto, chorando e sendo consolada por uma amiga (Foto: Marcos Maluf)
Ana Isabeli com a mão no rosto, chorando e sendo consolada por uma amiga (Foto: Marcos Maluf)

Para o próximo ano, a universidade terá 10.505 vagas, divididas em 20% para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), 20% para o Passe e o restante para o Vestibular.

“Estamos muito contentes com mais de 44 mil jovens querendo ingressar o curso do UFMS. Superou nossas expectativas. Isso mostra o comprometimento da universidade com a sociedade e a confiança do jovem para estudar na universidade”.

Passe - O Passe UFMS é direcionado aos candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e que desejam ingressar na UFMS por meio de avaliações seriadas, realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos para cada período.

A escolha do curso acontece apenas no último ano e as avaliações consistem em 60 questões objetivas de múltipla escolha, além da redação, na terceira etapa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias